Dia 03 de maio

 

 

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis...".

II Coríntios 6.14.

 

Em uma viagem a Rio do Sul-SC, compartilhando a Palavra de Deus com alguns irmãos, ouvi de um irmão a seguinte frase: - Passarinho com passarinho, peixinho com peixinho e filho de Deus com filho de Deus. Anotei a frase para comungar com a Santa Igreja de Deus. Foi uma comparação simples, mas de muita sabedoria. Esta é a sabedoria dos filhos de Deus: "Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos" Lucas 7.35.

Passarinho com passarinho é uma coisa simples, é uma questão de natureza. No texto que iniciamos Deus nos ensina isto quando diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei" II Coríntios 6.14-17.

O jugo é uma espécie de canga que se coloca numa junta de animais. Não é necessário colocar jugo quando se tem um só animal, mas quando se tem mais de um. Há dois aspectos muito importantes neste exemplo. O primeiro é que mesmo que se coloquem dois animais da mesma espécie na mesma canga, um sempre será dominante. Em segundo lugar, não é possível colocar numa mesma canga animais de naturezas diferentes. Exemplo: boi e jumento. "Com boi e com jumento não lavrarás juntamente" Deuteronômio 22.10.

Deus nunca aceitou que se misturassem espécies de plantas e animais: "Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha" Deuteronômio 22.9. "Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados" Levíticos 19.19. Deus não quer que sejam misturados porque cada uma tem a sua própria natureza, e assim é também com os filhos de Deus: "Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos" Deuteronômio 7.1-3.

Desde o princípio também foi assim. Deus quando criou os animais, criou-os machos e fêmeas da mesma espécie: "E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi" Gênesis 1.24. Depois, Deus também mandou Noé tomar dois de cada espécie para que povoassem a terra novamente depois do dilúvio, e assim perdura até o dia de hoje: "E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida" Gênesis 6.19-20.

Para os filhos de Deus também Ele ensina a mesma coisa. Não é para se colocar em jugo desigual, luz com trevas, Cristo com Belial, fiel com infiel, e o templo de Deus com os ídolos. Numa sociedade, seja num negócio ou num casamento, caso for feito em jugo de naturezas diferentes, será sempre desigual, pois será uma sociedade da justiça com a injustiça.

Como há jugo desigual, caso sejam unidos numa mesma canga luz com trevas, essa sociedade não haverá concordância de vontades; não haverá igualdade de forças e muito menos de conformação, isto é, de terem uma mesma forma de procedimento. Mesmo que sejam feitas essas sociedades por desobediência, um dia serão separadas pelo Senhor "Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado" Lucas 17.34-36.

Este "Não" de Deus é definitivo. Ele não muda. Não tem esta de que Deus pode fazer depois uma obra no coração daquele que está em jugo desigual. Se atentarmos para a Sua Palavra, estaremos gozando do seu amor de Pai. Se nos levantarmos contra Ele, sofreremos a esterilidade no deserto: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto" Jeremias 17.5-8.

O Senhor faz com que consideremos a Sua Palavra hoje, para que depois não venham os dias tristes e sem prazer: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" Eclesiastes 12.1. O Senhor ainda nos diz: "... o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal" Provérbios 1.33. Amém.

Retornar