Dia 04 de abril

 

 

Sermão do Monte - Parte XVIII

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6.22-23.

Em Lucas 11, nos versos 34 a 36 Jesus ainda esclarece este mesmo assunto quando diz: "A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor".

Este é um assunto muito precioso da parte do Senhor, porque os olhos revelam o que há no íntimo do coração do homem. No candil existem principalmente o recipiente do óleo, e o pavio. O pavio seco só irá fumegar, mas umedecido com o óleo irá produzir luz. Esta é a comparação que o Senhor Jesus está fazendo de nós, lembrando que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor: "O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre" Provérbios 20.27. A Sua Palavra é luz: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" Salmos 119.105, e o óleo é o Espírito Santo de Deus: "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo" I João 2.20.

Vamos também tomar os textos de I João 2, versos 15 e 16, para podermos comparar com os textos acima e compreender mais claramente o que Jesus está nos ensinando: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

Todos nós, homens e mulheres nascidos de mulher, nascemos em trevas: "Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo" Salmos 112.4. Em trevas viemos e em trevas iremos se o Senhor Jesus não vier e não resplandecer em nossos corações: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.

Esta é uma obra que o homem não pode fazer: ser luz, porque ele é trevas. O nosso espírito é a lâmpada do Senhor, mas ela não poderá brilhar se o óleo do Espírito não for derramado para manter a lâmpada acesa, e Cristo não vier ser a luz que alumia todo homem: "Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas" Salmos 18.28. Ao mesmo tempo, o fogo da Sua palavra vem acender essa candeia para nos fazer iluminar: "Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR...?" Jeremias 23.29.

Como então podemos saber se Cristo é a nossa vida, ou a vida de alguém? Pelos olhos.  Jesus disse: "A candeia do corpo são os olhos". Se a visão que temos forem espirituais; se os nossos olhos forem do entendimento, e a luz que brilha em nós for a  Luz da Sua Palavra viva, então todo o nosso corpo terá luz: "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" Colossenses 1.9-10. "Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" Efésios 1.17-18.

Se os olhos de alguém estiverem nas coisas desse mundo, cobiçando e tendo prazer nelas. Usufruindo dos prazeres da carne, e satisfazendo tudo o que seus olhos e o seu coração deseja, se exaltando contra o Senhor, então todo o seu corpo será tenebroso: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade" I João 1.5-6.

Nem sempre as coisas do mundo têm aparência de malignidade. Muitas delas têm uma aparência de piedade, mas são trevas, são iniquidades: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7.21-23. Isto não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" II Coríntios 11.14.

Deus não vê como vê o homem, porque o homem olha para o que é aparente, mas Deus olha para o coração (I Samuel 16.7). Ele esquadrinha todo o interior (Provérbios 20.27). Agora, para vermos se uma pessoa está em trevas ou em luz, é só observar para aonde direciona os seus olhos. Se ela olha firmemente para Jesus, anda pelos olhos do entendimento espiritual e pela Luz da Palavra, então todo o seu corpo terá luz. Caso contrário, ainda está em trevas, e poderá nunca sair dela pela eternidade: "Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz" João 12.35-36.

A luz que há em nós, naqueles que crê, não é uma coisa, mas uma Pessoa. O Senhor Jesus é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (II Coríntios 3.17). Se Cristo está em nós, então os nossos olhos serão bons e todo o nosso corpo terá luz. Caso contrário, ainda permanecemos nas trevas e para as trevas eternas iremos: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" João 12.46. Amém. 

Retornar