Dia 05 de agosto

 

 

"...estou convosco todos os dias...".

Mateus 28.20.

 

Muitos quando se referem a este texto das Escrituras, dizem que Jesus disse: - Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Outro texto que também mudam o tempo do verbo é o de Mateus 18.20 quando dizem: - Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei no meio de vós. Há uma diferença muito grande e sutil entre ele estar conosco, e estará conosco. Esse tempo do verbo defini todo a nossa fé. Jesus não disse que estará conosco, mas que está conosco.

Para os que mudam o que Jesus disse, a presença de Jesus é algo para o futuro. Eles anunciam e ensinam assim; eles não acreditam na Sua Presença, mas somente num poder espiritual que convive com eles. Não estamos falando de espíritas, mas de pessoas que se dizem cristãs. Certa vez num templo, vi as pessoas cantando a Deus e invocando que o Espírito Santo viesse sobre eles, que estivesse no meio deles; era um convite para o Espírito vir e se fazer presente.

Procedendo assim, eles estavam testemunhando que não criam em Jesus como diz as Escrituras, porque Ele mesmo disse: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado" João 7.38-39.

O novo nascimento é um nascimento do Espírito (João 3.5), e todo aquele que nasceu do Espírito passa a viver no Espírito e ser templo santo desse Espírito: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Coríntios 6.19.

A presença de Jesus não é uma coisa para o futuro, mas para Hoje: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20. Ele disse que iria para o Pai, mas nos enviaria o Consolador que estaria conosco e em nós (João 14.17).

Jesus não disse que um dia estaria em nós, mas diz que está em todo aquele que creu nEle e nasceu de novo pelo Espírito: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" João 14.23. "Porque já estais mortos e a vossa vida está escondido com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" Colossenses 3.3-4. Cristo é presente, Ele é a nossa vida; agora o nosso viver é Cristo: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" Filipenses 1.21.

Jesus é a vida de todo aquele que crê. Ele habita em nós pelo seu Espírito: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" Romanos 8.9. Ele habita pela fé em nosso homem interior: "Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor" Efésios 3.16-17.

Este é o testemunho de Deus e não dos homens. Seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro como está escrito (Romanos 3.4): "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" I João 5.12. Temos que crer nEle como diz as Escrituras e não como nos apresentam as Escrituras: "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" II Pedro 3.16. O próprio Espírito nos ensina todas as coisas e nos conduz a toda verdade. Amém.

Retornar