Dia 07 de setembro

 

 

"...em que à vontade dele estão presos".

II Timóteo 2.26.

 

O grande apelo que se faz hoje em dia na pregação do evangelho está na disposição da vontade humana em aceitá-lo. Ela é colocada como o ponto principal para a operação de Deus; tudo depende da vontade humana. Por isso o evangelho é exposto com todo o marketing, como se fosse uma mercadoria, que sendo bem apresentada, poderia ser adquirida pelos ouvintes. Tudo é preparado: o ambiente, a música, a preleção e por último a oferta, como faziam os bons camelôs antigamente. Quanto melhor a oferta, melhor a venda e o lucro: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita" II Pedro 2.1-3.

O texto das Escrituras que iniciamos diz: "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos" II Timóteo 2.25-26. É perda de tempo apelar para a vontade humana que está presa ao diabo. É necessário que Deus liberte o homem pecador das trevas para a luz e do poder de Satanás a Deus, e lhe dê um coração novo, para que essa pessoa verdadeiramente se arrependa e possa conhecer plenamente a verdade: "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" Atos 26.18. "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração" Jeremias 24.7 "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" Romanos 2.4.

A Palavra de Deus não precisa de aditivos humanos para ser aceita, ela própria se basta. Ela opera o que apraz a Deus, e prospera naquilo para que foi enviada. Ela mesma fere e sara, mata e faz viver, salva e condena, e para isso ninguém é idôneo; ninguém pode dizer o que Ele fará: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55.11. "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" II Coríntios 2.15-16.

Nada acrescentes à Sua Palavra, do contrário, você será achado em mentira, e os mentirosos não herdarão o Reino de Deus: "Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" Provérbios 30.5-6. Amém.

Retornar