Dia 09 de junho

 

Os Atributos de Deus - Parte XXXIII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS VIII - NA ETERNIDADE

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar o seu governo.

Quando Deus completar a proclamação do evangelho aos gentios, e a salvação de todos os seus eleitos, então iniciará a salvação dos remanescentes segundo a eleição da graça da nação de Israel: "Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades" Romanos 11.5,7 e 25-26.

Depois disto virá um período de 7 anos onde haverá uma grande tribulação; tribulação esta que nunca houve nem jamais haverá: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito" Mateus 21-25.

Quando se cumprir a Sua Palavra e terminar o período da grande tribulação da qual nos falou Jesus, então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e Ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombetas para ajuntar os seus eleitos em toda a terra: "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus" Mateus 24.29-31.

A partir daí Jesus receberá do Pai os reinos deste mundo, e reinará por mil anos soberanamente: "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" Apocalipse 11.15. Neste tempo Satanás será preso e a terra descansará por mil anos: "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo" Apocalipse 20.2-3.

Nada, nem ninguém poderão deter a Sua mão poderosa, nem impedir os seus planos. No final dos mil anos, Satanás será solto para cumprir o Seu último propósito soberano para destruir toda a terra, e depois será lançado no lago de fogo onde será atormentado eternamente: "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" Apocalipse 20.7-10.

Depois de ter destruído todo domínio, e toda autoridade e poder, Jesus devolverá o reino a Deus Pai, e se sujeitará eternamente Àquele que lhe sujeitou todas as coisas: "Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos" I Coríntios 15.24-28.

O dia do Senhor virá depois dessas coisas como um ladrão de noite, e com grande estrondo destruirá os céus e a terra: "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão" II Pedro 3.7 e 10.

Então todos serão ressuscitados e Deus estabelecerá o seu trono de juízo e passará a julgar toda a terra: "Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" Apocalipse 20.5 e 11-12. Todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida do Cordeiro, será lançado no lago de fogo, esta é a segunda morte.

Depois Deus criará  novos céus e uma nova terra onde habitará a justiça: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus" Apocalipse 21.1-3.

Ali não haverá mais choro nem dor, nem haverá jamais maldição. Deus e o Cordeiro reinarão pelos séculos dos séculos: "E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre" Apocalipse 22.3-5.

Deus é Soberano, e que ninguém duvide disto: "O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. Este é o propósito que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14.24-27. O seu reinado soberano é de eternidade a eternidade: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre". Amém.

Retornar