Dia 12 de setembro

 

 

"Mas vós sois... a nação santa".

I Pedro 2.9.

 

Ser santo não é ser extraordinário, ou perfeito. Ser santo é ser separado por Deus para viver e crescer nessa separação, até que estejamos totalmente separados para Ele no corpo, na alma e no espírito: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" I Tessalonicenses 4.23-24. "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda" Apocalipse 22.11.

Deus não queria apenas indivíduos santos, mas uma nação que fosse santa. Para isto a princípio, chamou a nação de Israel quando disse: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel" Êxodo 19.5-6; mas eles invalidaram esse pacto. Deus queria que esse povo fosse santo, separado para ser um povo exclusivamente seu: "E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus" Levítico 20.26.

Nós, os que cremos, somos o Israel de Deus, a sua nação santa, um povo separado por Deus para que vivamos para Ele. Antes éramos pecadores e inimigos de Deus:  "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más..." Colossenses 1.21, mas Ele nos reconciliou consigo mesmo, e nos santificou pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre (Hebreus 10.10). Agora nos apresentamos perante Ele: santos, inculpáveis e irrepreensíveis: "...agora contudo vos reconciliou. No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis" Colossenses 1.21.

Ele fez nós pecadores, morrermos no corpo de Cristo, e nos justificou (Romanos 6.7), e nos santificou para Ele: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" Romanos 7.4. Ser feito um santo e ser santificado é obra exclusiva de um Deus Santo (I Pedro 1.16 e Levítico 20.8). Ele é o Deus que nos santificou para Ele, e que agora nos santifica para que vivamos totalmente para Ele: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" II Coríntios 5.14-15.

Rejeitar isto não é rejeitar ao homem, mas a Deus que nos deu o seu Espírito Santo: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; ...Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo" I Tessalonicenses 4.3-8.

Somos a sua nação santa, para que anunciemos as grandezas daquele que nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz. Nós, que em outro tempo não éramos povo, mas agora somos povo de Deus; que não tínhamos alcançado misericórdia, mas agora alcançamos misericórdia. Continua...

Retornar