Dia 14 de novembro

 

 

A RAINHA QUE VEIO DO SUL


"A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão" (Lc.11:31).

 

A comparação entre Salomão e Jesus, por um lado, e entre a rainha de Sabá e os judeus nos dias do Senhor, por outro, traz contrastes notáveis, e lições muito oportunas.

A rainha de Sabá veio a Salomão para comprovar o que tinha ouvido a respeito de sua sabedoria. Quando esteve frente a ele, não foi decepcionada, pois pôde constatar sua sabedoria ao responder cada uma de suas perguntas difíceis, e além disso, pôde comprovar quão grande era sua riqueza. (É que quando Salomão tinha pedido a Deus sabedoria, Deus lhe tinha dado também riquezas). Como conseqüência do que ouviu e viu, a rainha abençoou a Deus, e ofereceu presentes; Salomão, por sua vez , presenteou-a abundantemente.

Agora bem, Jesus é maior do que Salomão; portanto, a atitude dos judeus (e a nossa) para ele deve ser proporcionalmente maior do que a da rainha com Salomão. Se ela veio desde longe para ouvir sua sabedoria, eles (e nós) deveriam superar todas as distâncias para ouvir a Jesus (e não para tentar caçar-lhe). Se eles tivessem feito isto, não só teriam conhecido Sua sabedoria, senão também Suas riquezas em glória.

Por outro lado, se ela abençoou a Deus por causa de Salomão, como não deviam eles (e nós) abençoar a Deus por Jesus, cuja glória é maior? Agora, se a rainha ofereceu dons a Salomão como expressão de sua admiração, não deviam eles (e nós) oferecer-se a si mesmos e ainda tudo o que tinham ao Senhor Jesús?

Se assim os judeus tivessem feito (e nós), teriam recebido os presentes do verdadeiro Salomão, para enriquecê-los além do que eles puderam ter-lhe dado.

Que cegueira mais trágica a deles e a nossa, se não fizermos bem mais do que fez aquela notável mulher!

Se nós não fizermos mais do que fez ela, estaremos abaixo das expectativas do Senhor. Que lamento encerram suas palavras, para os israelitas de seu tempo, e para nós, o verdadeiro Israel de Deus! Não somos capazes de salvar os menores obstáculos para estar com ele, nem de trazer-lhe nossos dons menores. Como conseqüência, não conhecemos suas riquezas, nem lhe damos a oportunidade de conceder-nos seus presentes.

Perdoe-nos o Senhor! Que nos conceda a graça de arrepender-nos, e que nosso arrependimento seja tal, que toque seu coração e nos sare deste mal.

Se não, no dia do juízo esta mulher testemunhará contra nós, dizendo: "Vocês tiveram uma honra maior, mas a menosprezaste. Eu fui a Salomão, que era só uma figura e sombra, mas vocês tiveram o Verdadeiro, a realidade das coisas que Salomão me mostrou, mas não fostes a ele".

A consagração exige decisões radicais hoje, pois amanhã pode ser demasiadamente tarde.

 

Igreja em Temuco - Chile

http://www.aguasvivas.cl

Retornar