Dia 14 de setembro

 

 

"...para anunciar as grandezas,

daquele que nos tirou das trevas

para a sua maravilhosa luz".

I Pedro 2.9.

 

Davi no Salmo 62, no verso 11 disse pelo Espírito: "Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto; que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a benignidade...". Nós nascemos numa geração corrupta e perversa como disse Jesus, e precisávamos ser salvos dela (Mateus 16.4 e Atos 2.40). Deus pelo seu poder, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pedro 1.3). Uma geração escolhida por Deus; eleição essa que foi feita antes da fundação do mundo (Efésios 1.4). Deus nos elegeu, nos chamou, nos justificou e nos glorificou em Cristo: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" Romanos 8.28-30.

Pelo seu poder, Ele nos tirou dum charco de lodo, dum poço de perdição e colocou os nossos pés na rocha, na rocha eterna (Salmos 40.2); Ele nos colocou nos lugares celestiais em Cristo: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6. Também nos fez sacerdotes reais, sacerdotes chamados para ministrar na Sua Presença, no santíssimo lugar: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu" Hebreus 10.19-23.

Pelo seu poder nos incluiu em Cristo como imundos, como pecadores. Nos justificou pela morte, e nos gerou como Seus filhos, quando ressuscitou a Jesus e o declarou Filho de Deus em poder (Romanos 1.4). Ele é o autor na nossa salvação (Hebreus 2.10). Somos agora uma nação santa, um povo seu. Ele que é poderoso, nos fez santos e podemos agora nos apresentamos ante a Sua Glória sem mácula, sem mancha, incontaminado e com grande alegria: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos..." Judas 1.24.

Pelo seu poder Ele nos comprou para Ele, nos adquiriu por preço de sangue, um sangue precioso: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus" I Pedro 1.18-21.

Se você crê no seu nome, e goza desse poder grandioso, sendo Cristo a Sua Vida. Se você crê que Ele te fez membro dessa geração eleita, e de uma nação santa, te fez um sacerdote real, e agora você vive inteiramente para Ele, e não mais como escravo do pecado, não se preocupe com genealogias intermináveis.  Não se envolva com fábulas, com doutrinas várias e estranhas, porque isso nunca trouxe proveito algum aos que com eles se envolveram (Hebreus 13.7). Não se envolva com esses manjares; apenas anuncie com grande alegria as Suas grandezas. Fale desse Deus grandioso; dê o testemunho daquele que te tirou das trevas para a sua maravilhosa luz, e proclame em alta voz: "Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém" Judas 1.25.

Exaltemos juntos ao nosso Deus com esta Palavra: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" Romanos 11.33-36.

Retornar