Dia 16 de outubro

 

 

"Não veio sobre vós tentação, senão humana...".

I Coríntios 10.13.

 

Em tudo o cristão é tentado. Somos tentados a nos envolvermos com as seduções das riquezas, com as coisas dessa vida e não dar fruto com perfeição: "E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição" Lucas 8.14. A casarmos com os infiéis, ou a fazer sociedade com ímpios. Envolvermos-nos com partidos e política, mas este não é o ensino de Deus para nós: "E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria" Deuteronômio 7.2-4.

Somos tentados também a buscar - mesmo as coisas espirituais - fora da Pessoa de Cristo. Somos constantemente tentados a buscar conhecimento na Palavra,  dons, ou mesmo crescimento espiritual nos homens, nas igrejas denominacionais, nas obras e não nAquele em quem estão todos os tesouros; no Maravilhoso Conselheiro: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.3.

Somos também tentados a murmurar quando não recebemos aquilo que desejamos, sendo que morremos, para vivermos somente para Deus; para Aquele que não nos deixa e não nos desampara: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos" Romanos 14.8-9.

Há muitas outras tentações, e todas elas são para tirarmos os olhos de Jesus (Hebreus 12.2). Todas essas tentações são senão humana, mas fiel é Deus, que não nos deixará ser tentados acima do que podemos suportar, antes com a tentação dará também o escape, para que a possamos suportar (I Coríntios 10.13). Cristo que está em nós é o caminho (João 14.6), e os caminhantes nEle não errarão: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para os remidos; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão" Isaías 35.8. Esse caminho e esse escape é Cristo em nós, que nos faz atentar quando tiramos os nossos olhos dEle e olhamos para a esquerda ou para a direita: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" Isaías 30.21.

A tentação é um desejo humano, de nossa carne, mas o efetuar a vontade de Deus é da Pessoa de Cristo que vive em nós: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis" Gálatas 5.16-17. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" Filipenses 2.13.

Jesus é o nosso Salvador; um Salvador bem presente, que opera em nós o que perante Deus é agradável, e nos livra de toda a tentação: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" Hebreus 4.15. "Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre" Hebreus 13.21.

Se você crê que morreu com Cristo, que está crucificado com Ele, então você não vive mais, mas Cristo é quem vive em você (Gálatas 2.20). Agora, Jesus nos livra de tropeçar e nos apresenta ante a glória de Deus, santos e imaculado: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém" Judas 1.24-25.

Retornar