Dia 17 de agosto

 

 

"...se bem que este não possa

descobrir a obra que Deus fez...".

Eclesiastes 3.11.

 

O texto das Escrituras que temos acima diz: "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim". Todo homem tem a idéia da eternidade; somente os céticos a negam, mas no fundo eles também não têm plena convicção. Em geral, o homem tem a idéia, mas ele não pode descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim. A obra que Deus fez é um mistério que só Ele pode revelar: "O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança". Salmos 25.14.

Jesus Cristo é o mistério de Deus, e nEle estão escondidos todos os tesouros de Deus: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.2-3. Jesus Cristo é um tesouro escondido dentro de um mistério que só Deus pode revelar.

Esse mistério que esteve guardado dos séculos e das gerações, e que os antigos viam somente em figura, nos foi revelado por Deus em Cristo: "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém" Romanos 16.25-27. Esse mistério é de Deus, e só Ele pode revelá-lo a alguém: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" Jeremias 33.3. "Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste" Isaías 48.6.

Este mistério o homem não pode descobrir por si mesmo. Aqueles que têm procurado descobrir sem a revelação de Deus, têm feito muito mal, torcendo as Escrituras e encobrindo o verdadeiro Conselho de Deus: "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" II Pedro 3.16. "Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho?" Jó 42.3. Cristo em nós é um mistério que só o Pai pode revelar, e isto Ele já está fazendo: "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" Colossenses 1.26.27. Amém.

Retornar