Dia 17 de setembro

 

 

Não subais; Jehová não estará convosco


"Não subais, porque Jeová não está no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos. Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois porquanto vos desviastes de Jeová, por isso Jeová não estará convosco" (Números 14:42-43).

 

Moisés representa aos crentes que têm sensibilidade espiritual para saber quando Deus está ou não comprometido em algum assunto. Se Deus está, podemos avançar sem temor, seguros de que tudo sairá bem. Se não é assim, o melhor do que podemos fazer, em realidade o único, é ficarmos quietos, esperando uma nova misericórdia do Senhor.

A ocasião que analisamos, Israel quer ir lutar com os amalequitas, e tomar posse de Canaã. Tudo parece bem. No entanto, Deus disse que não. O povo desconfiou de Deus, e Deus decide castigá-lo com 40 anos de vaguear no deserto.

Moisés sabia que se Jeová não estava na batalha, esta seria só uma luta entre "o israelita e o amalequita" e os primeiros cairiam a espada, não porque eles fossem maus guerreiros e os outros bons. O assunto não era entre "maus e bons", nem por falta de preparação ou erro de estratégia. Desde o princípio tinha Moisés aprendido esta valiosa lição: "Jeová lutará por vocês, e vocês estarão calados" (Êxodo 14:14). Este era o ponto! Se a batalha fosse "entre Jeová e os amalequitas", então vamos confiados à vitória.

Quando Davi enfrentou a Golias soube que a batalha não era entre "israelitas e filisteus" senão entre "Jeová e os filisteus" e lhe enfrentou, não em suas próprias forças, senão proclamando: "Eu venho a ti no nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos esquadrões de Israel, a QUEM tu provocaste!" (1 Samuel 17:45). Então, a vitória foi total.

A dureza do coração obstinado dos israelitas nesta ocasião não lhes permitiu ouvir a Moisés. Creram ser o suficientemente fortes em si mesmos para empreenderem a luta sem Deus. O resultado? A derrota foi total.

A lição desta derrota de Israel transcende seu próprio tempo, e nos atinge a nós. Tens um novo projeto em mente nesses dias? Está seguro de que teu Senhor esteja envolvido nesse assunto; não te aventures só porque as condições são favoráveis. Tua astúcia natural cheira o sucesso e os ganhos parecem suculentos? Cuidado, pode haver morte nessa panela! (2 Reis 4:40).

Estas enfrentando uma batalha tua, pessoal, por uma causa egoísta, e sofres por isso? É melhor que te rendas. Ninguém pode assegurar tua vitória. Se a batalha é do Senhor, e estás seguro de que ele vai adiante em tudo, então, "prossigamos firmes e adiante, o inimigo já está vencido!". GSH.

 

Temuco - Chile

http://www.aguasvivas.cl

Retornar