Dia 18 de janeiro

 

 

"Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão

a que é do coração, no espírito".

Romanos 2.29.

 

Foi muito difícil para a Igreja primitiva, constituída a princípio de judeus, aceitarem também que a nós gentios, também foi aberta a porta da fé. Todos os pactos, a adoção de filhos, as alianças, as promessas e etc..., foram dados ao povo judeu: "Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne..." Romanos 9.4-5.

Deus trouxe uma revelação bem clara ao apóstolo Pedro, através daquele lençol que descia do céu, com todo tipo de animais, que para os judeus eram imundos (Leia em Atos 10.9-48), que nós gentios também fomos feitos um com eles (Efésios 2.14).

Através de Cornélio, Deus trouxe aos irmãos que a salvação era obra dEle, pela fé, e não pelo sangue e carne: "Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida" Atos 11.17-18. "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" João 1.13.

Não são os filhos da carne que são filhos de Deus (Romanos 9.8), mas os da promessa, os eleitos, é que são contados como descendência: "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos" Romanos 11.6-7.

Muitos dizem que existe o período da lei e o período da graça. Se olharmos para o tempo cronos, temos que admitir que sim: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" Gálatas 4.4-5. Mas se olharmos pela fé, a graça sempre esteve presente, mesmo antes da fundação do mundo: "O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós" I Pedro 1.20.

Um dos testemunhos que a graça sempre esteve presente ao homem, é o caso de Rute. Rute era uma moabita casada com um dos filhos de Noêmi (Leia Rute 1.1-18). Moabe era um filho de Ló, com uma de suas filhas, depois que saíram de Sodoma. Os moabitas eram um povo que tinha se prostituído após outros deuses. É de Moabe também que veio o Rei Balaque, que através de Balaão, pagou para que ele amaldiçoasse Israel: "Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção" Neemias 13.1-2.

Deus tinha dado uma lei aos judeus, que eles não poderiam se casar, ou mesmo se misturar com os moabitas, nem com qualquer outro povo que não fosse da mesma nação de Israel: "E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos" Deuteronomio 7.2-3.

Rute era uma moabita, e Deus a abençoou, e a recolheu na nação de Israel (Leia o Livro de Rute). Deus fez com que Boaz, um judeu, a tomasse como esposa e lhe desse um filho. Esse filho é Obede, avô de Davi (Rute 4.13-22). Rute nasceu moabita, mas nasceu de novo uma judia. Ela creu em Deus, por isso deu testemunho dizendo: "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" Rute 1.16-17.

A graça operou em Rute, e também em muitos outros gentios no passado, como tem operado em nós nos dias de hoje. Como diz o texto que iniciamos: "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus" Romanos 2.28-29. Israel não é o povo que nasceu da carne ou do sangue, mas o povo que nasceu de Deus (João 1.13). O Israel de Deus é aquele que anda por fé. Amém.

Retornar