Dia 19 de novembro

 

 

"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim

também todos serão vivificados em Cristo".

I Coríntios 15.22.

 

Toda a criação de Deus se resume em dois homens: Adão e Jesus. Adão é o primeiro homem, porque primeiro teria que vir o natural. Jesus é o segundo homem que completa a criação, e que é espiritual: "Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu" I Coríntios 15.46-47.

O propósito bendito de Deus na criação do homem, era não fazê-lo apenas uma criatura, mas filhos à imagem e semelhança de Seu Filho Jesus: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.29.

Mas toda a raça humana, através do primeiro homem Adão, caiu em transgressão juntamente com ele. Adão recebeu de Deus a sentença de morte por causa da sua desobediência: "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" Gênesis 2.16-17.

A morte de Adão não foi física, e sim da destituição da glória de Deus, a separação da Sua Vida: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus... Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" Romanos 3.23 e Efésios 4.18.

Por Adão entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram (Romanos 5.12). Em Adão, todos, sem exceção morreram. Todos estão mortos em delitos e pecados. O homem se não for salvo por Jesus dessa morte, encontrará a segunda morte: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte" João 3.16 e Apocalipse 2.11.

Em Adão todos morrem, estão todos mortos; mas em Cristo todos serão vivificados. Jesus é a vida: "(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada)" I João 1.2. Ele, naquela cruz, aniquilou aquele que tinha o império da morte: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" Hebreus 2.14-15.

Esse é o testemunho de Deus para os homens: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" I João 5.11-12. Quem não tem o Filho de Deus tem a morte, está no primeiro homem.

A sentença de morte foi dada a toda a humanidade em Adão, mas a ressurreição dos mortos nos foi dada em Cristo: "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem" I Coríntios 15.21.

Para o homem pecador, que está morto, só lhe resta a ressurreição dos mortos em Cristo, ou a segunda morte. Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou nos ressuscitou juntamente com Ele: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6. Quem crê nEle, e participa da primeira ressurreição, está livre do poder da segunda morte: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos" Apocalipse 20.6.

Todo homem está morto em Adão. Agora, o evangelho traz como revelação a nossa ressurreição em Jesus. Isso é o que foi pregado pelos apóstolos, e isso é que hoje devemos anunciar a todos os pecadores: "E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça" Atos 4.1-2 e 32.

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" João 11.25-26. Amém.

Retornar