Dia 20 de setembro

 

 

"...e ninguém conhece plenamente

o Pai, senão o Filho...".

Mateus 11.27.

 

No princípio das Escrituras, o Criador de todas as coisas, se revela como o único Deus: "No princípio criou Deus os céus e a terra" Gênesis 1.1. Depois Ele se manifestou a Abrão como o Todo-Poderoso: "Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito" Gênesis 17.1. Depois Ele se fez conhecer a nação de Israel como Jeová, o Senhor: "Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido" Êxodo 6.2-3.

Depois Ele se fez conhecer de muitas maneiras: como Jeová Rafá, o Senhor que sara. Como Jeová Níssi (Êxodo 17.15), o Senhor que é a nossa bandeira. Como Jeová Shalom (Juízes 6.24), o Senhor é a nossa paz e muitos outros; mas como o Pai, o único que pode nos fazer conhecer é o Filho, é Jesus: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto" João 14.6-7.

Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer (João 1.18). Todos podem conhecer a Deus de muitas maneiras, e o tem conhecido, porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, justos e injustos (Mateus 5.45). Podemos conhecer a Jeova Jiré (Gênesis 22.14), porque Ele é o provedor de toda a sua criação: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" Atos 17.24-25.

Podemos conhecê-Lo como Jeová Rafá (Êxodo 15.26), o Senhor que nos sara: "Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades" Salmos 103.3, mas como Pai, só Jesus pode nos fazer conhecer: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" Mateus 11.27.

Só o filho de Deus pode conhecer a Deus como o Pai, e para isso precisa nascer do Pai: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" João 1.12-13. Outra vez nascidos, e agora como filhos de Deus, esse conhecimento do Pai passa a ser eterno: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.3 e 26.

Como é que você conhece a Deus, como Aquele que um dia te curou de uma enfermidade? Como Aquele que te livrou de um acidente? Como Aquele que te proveu de um emprego, ou como o Pai? Somente aquele que morreu e ressuscitou com Cristo, e está em Cristo, pode conhecer o Pai: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.1-3. Amém.

Retornar