Dia 23 de julho

 

 

"Ou não sabeis que todos quantos

fomos batizados em Jesus Cristo

fomos batizados na sua morte?"

Romanos 6.3.

 

O texto das Escrituras aqui não se refere ao batismo nas águas como muitos interpretam, mas ao batismo na morte de Cristo. Esse batismo é a nossa inclusão na morte de Cristo quando Ele foi crucificado. Depois que Ele já tinha sido batizado nas águas, Ele falou desse batismo: "Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!" Lucas 12.50. João Batista também se referiu ao batismo na morte de Cristo quando disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" Mateus 3.11.

Esse é o verdadeiro batismo que salva, o batismo na morte de Cristo, isto é, a nossa inclusão na sua morte. Este batismo é a nossa morte com Cristo, a morte do pecador: "Sabendo isso que foi com ele crucificado o nosso velho homem, para que o corpo do pecado fosse destruído, afim de não servirmos mais ao pecado como escravos" Romanos 6.6. Cristo quando foi levantado da terra naquela cruz nos batizou, isto é, nos atraiu para dentro do seu corpo: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer" João 12.32-33. Essa inclusão na sua morte é o nosso verdadeiro batismo.

Ele nos batizou na sua morte e também na sua ressurreição para agora andarmos com uma vida nova: "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida" Romanos 6.4. Esta vida nova é a vida da ressurreição: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.4-6.

Você crê que foi batizado na morte de Cristo, ou ainda não sabe disso? Esta morte já está consumada, agora creia que com Ele você viverá: "Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" Romanos 6.7-8. Creia na sua morte e ressurreição com Cristo e ofereça os seus membros não mais ao pecado, mas como redivivos dentre os mortos: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça" Romanos 6.11-13. Amém.

Retornar