Dia 24 de agosto

 

 

"...nos fez agradáveis a si no amado".

Efésios 1.6.

 

Agradar a todo momento alguém é algo impossível a nós. Então como podemos agradar a Deus que é perfeito e tudo sabe? Alguns acham que a sua postura religiosa ou as suas boas obras podem agradá-lo. O apóstolo Paulo pensava que podia agradar a Deus obedecendo os seus mandamentos, mas estava enganado: "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo" Filipenses 3.4-7.

Deus é Espírito. A sua lei é santa e espiritual, e o mandamento é santo, justo e bom, mas o homem é carnal, vendido sob o pecado. O bem que querem fazer não fazem, mas o mal que não querem, esse fazem (Romanos 7.12-20). Tudo o que o homem no pecado faz para Deus, ainda que sejam coisas que parecem ser santas, se tornam imundas aos seus olhos: "Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não. E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda. Então respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o SENHOR; e assim é toda a obra das suas mãos; e tudo o que ali oferecem imundo é" Ageu 2.12-14.

Mas como agradar então esse Deus Magnificentíssimo? É impossível ao homem pecador. Por mais e melhor que faça, nunca poderá. No texto de Efésios que iniciamos, o apóstolo Paulo pelo Espírito nos dá a receita de como agradá-lo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado" Efésios 1.3-6.

Quando perguntaram a Jesus que obras eles tinham que fazer para alcançar a vida eterna, Jesus disse: "Que creiais naquele que ele enviou" João 6.29. Nós fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre (Hebreus 10.10); agora em Cristo, Ele é poderoso para nos guardar de tropeçar e nos apresentar imaculados e jubilosos ante a Sua Glória (Judas 24).

Não nos tornamos agradáveis a Deus porque fazemos alguma coisa, mas porque Ele nos fez agradáveis a Si no Amado, na Pessoa de Cristo. Somos agradáveis porque não vivemos mais, mas é Cristo que vive em nós. Não nos apresentamos mais a Ele como pecadores, mas como santos em Cristo: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé..." Colossenses 1.21-23. Creiamos nisso. Amém.

Retornar