Dia 24 de fevereiro

 

 

Libertação III:

 

"...Cristo nos libertou...;

para todos e sobre todos os que crêem...".

Gálatas 5.1 e Romanos 3.22.

 

Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera desde o Éden. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Uma liberdade plena, para vivermos em novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

Vamos ver também nesta meditação, a libertação realizada por Cristo, e que a nós é revelada pelo Pai em Sua Palavra, para que possamos crer, e gozar plenamente da sua vitória. Ele nos libertou verdadeiramente, mas muitos não gozarão dessa vitória. Muitos pecadores, e até mesmo muitos filhos de Deus não gozarão plenamente da sua vitória, porque não crêem, ou porque se tornaram tardios em ouvir: "Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" Hebreus 5.11-12.

A primeira libertação que vimos na  Sua Palavra realizada por Cristo, foi a libertação dos nossos pecados. A segunda, foi a libertação que Ele nos deu de todos os nossos inimigos: "De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida" Lucas 1.74-75. Nesta meditação, queremos olhar para a Sua Palavra, e ver toda a libertação que Ele concedeu àqueles que conhecem a verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32.

Todo aquele que nasceu de novo, nasceu do Espírito; creu, e goza da libertação que Jesus realizou. Está livre da escravidão do pecado, e de todos os seus inimigos. Estamos livres, totalmente livres pelo Filho de Deus: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.36.

Ele já nos libertou também do nosso velho homem, do corpo do pecado, de nosso EU, com todos os seus títulos, com toda a sua sabedoria, as suas tradições, as suas riquezas e forças; estamos livres para gozarmos da Sua Vida rica e gloriosa: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" Colossenses 3.3-4.

Todo filho de Deus crê nisto. Crê que foi crucificado com Cristo, que não vive mais, mas é Cristo quem vive. Mas muitos filhos ainda não gozam plenamente dessa Vida. Ainda se gloriam nos seus títulos que tinham na velha vida. Ainda acrescentam riquezas às suas heranças de família, ou aos seus negócios. Ainda dependem em muito da segurança que este mundo proporciona (seguros, planos de saúde e etc...). Ainda estão debaixo do domínio e autoridade humana das denominações em que freqüentam,  e muitas outras coisas. Tudo isto, porque crê apenas numa parte da libertação: "Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?" Gálatas 3.1.

Jesus nos libertou totalmente da divisão que havia entre nós, do nosso velho coração (Gálatas 5.20). Ele já nos libertou do domínio e do amor ao dinheiro: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" I Timóteo 6.10. Libertou-nos das enfermidades: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido" Isaías 53.4, e de todas as coisas.

A oração que faço ao Pai, é que Ele nos dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dEle; para que possamos gozar plenamente da liberdade que Ele nos deu em Cristo: "Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus" Efésios 1.16-20.

Onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Liberdade plena para não dependermos de nada, a não ser do Senhor. Romperam-se as cadeias: "O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos " Isaías 61.1. Amém.

Retornar