Dia 26 de agosto

 

 

"...membros da família de Deus".

Efésios 2.19.

 

Na velha aliança, Deus se fez conhecer à nação de Israel como Jeová, o Senhor: "E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido" Êxodo 6.3. "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR" Deuteronômio 6.4. Para Deus, a nação de Israel era seu povo particular, e Ele era o Senhor Deus. Na nova aliança em Cristo, Deus se deu a conhecer como o Pai: "...Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" Mateus 6.9. "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus" Mateus 23.9.

Deus tinha apenas um filho, o Filho unigênito, mas agora, na ressurreição de Cristo, Ele passou a ter uma grande família, a família de Deus (Lucas 20.36). Agora não somos mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Efésios 2.19). Todo o que é nascido de Deus é filho de Deus (João 1.12-13), e Jesus quando ainda era o único Filho de Deus, não se envergonhou de nos chamar irmãos: "Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos" Hebreus 2.11.

Todos os nascidos de Deus são seus filhos; filhos de Deus e irmãos em Cristo Jesus: "Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos" Mateus 23.8. Assim é que Deus nos fez, e assim é que Deus quer que andemos, como uma família: "E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna" Marcos 10.29-30. "E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe" Marcos 3.33-35.

Mas o homem trocou esse propósito de Deus por divisões, rituais, dominações humanas e tantas outras coisas. Assim como a nação de Israel perverteu o propósito de Deus de ser seu povo, assim também hoje, os denominados cristãos, estão pervertendo esse propósito bendito: "Vós tudo perverteis..." Isaías 29.16.

Como se deve viver uma família? Tudo o que Jesus nos ensinou e que o Espírito Santo nos faz lembrar hoje, tem relação com vida em família. O amor fraternal, o cuidado uns com os outros, o perdão a cada dia, os mais velhos cuidando e ensinando os mais novos e etc... O cuidado de Deus conosco é para que a cada dia, aprendamos a viver mais em família, e honrando o Pai acima de tudo: "E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus" Filipenses 1.9-11.

Família é muito mais do que povo, mas nenhum dos dois tem a ver com o que encontramos nos dias de hoje: "Porque todos buscam o que é propriamente seu, e não o que é de Cristo Jesus" Filipenses 2.21. É tempo de nos arrependermos e voltarmos ao nosso primeiro amor (Apocalipse 2.4). Que Deus nos livre de participar de tal desonra. Amém.

Retornar