Dia 27 de agosto

 

 

"... sempre aprendendo, mas nunca podendo

chegar ao pleno conhecimento da verdade".

II Timóteo 3.7.

 

Estamos vivendo tempos angustiosos. Temos facilidades e rapidez nas informações, mas o que parece ser uma coisa boa está influenciando negativamente na vida cristã. Antigamente os cristãos tinham uma relação mais pessoal com Deus. Muitos eram iletrados; tinham dificuldades de ter em suas mãos até uma Bíblia impressa, mas eles tinham seus ouvidos atentos e aprendiam que a vida cristã era uma vida prática, no Espírito, e não na letra. Já hoje, a atividade que é menos adotada nas reuniões das igrejas é o ensino das Escrituras.

Como previu o apóstolo Paulo pelo Espírito, os denominados cristãos em nossos dias, deixaram a sã doutrina e se envolveram com as fábulas: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" II Timóteo 4.2-4.

Esta semana ouvi um testemunho de uma pessoa já com certa idade que dizia: - Eu ainda estou aprendendo. O homem pode aprender muitas coisas. Aprender é pela vida toda, e seria arrogância alguém dizer que já sabe tudo, mas no Reino de Deus o aprendizado tem uma finalidade, conhecer Aquele que é a verdade: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6.

No texto que iniciamos, o apóstolo fala de pessoas que estão sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade. Esses ficam só na letra; buscam até fazer cursos de teologia para aumentarem os seus conhecimentos. Outros podem até receber um título de D.D., isto é, doutor em divindade, mas se Cristo não é a sua vida, eles podem até conhecer tudo da letra, mas nunca poderão chegar ao pleno conhecimento daquele de quem as Escrituras testificam: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida" João 5.39-40.

Se alguém quiser se gloriar, não é em ser sábio ou entendido nas Escrituras, mas em conhecer a Deus e a Seu Filho Jesus Cristo, a quem foi enviado: "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" Jeremias 9.23-24. Não seja sábio aos seus próprios olhos; quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (I João 5.12).

Retornar