Dia 27 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XX

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A JUSTIÇA DE DEUS II

Toda a justiça de Deus foi manifestada em Cristo Jesus, no seu sangue, na sua morte e na sua ressurreição. Seu sangue foi derramado para a remissão dos nossos pecados dantes cometidos; no período em que estávamos sob a paciência de Deus: "Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" Romanos 3.25-26.

Também morremos com Ele para que fôssemos justificados do pecado: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado" Romanos 6.6-7, e ressuscitamos com Ele, completando assim a nossa justificação: "Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; o qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" Romanos 5.11-12.

O sangue nos remiu de todos os pecados. A nossa morte juntamente com Cristo nos justificou do pecado, do homem velho, do corpo do pecado, e a ressurreição nos fez novas criaturas, isto é, justos em Cristo: "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos" Romanos 5.19.

Esta obra de justiça de Deus está consumada em Cristo, e agora é pela fé que somos justificados: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" Romanos 5.1. Para termos acesso a esta fé, que é um dom de Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" Efésios 2.8, precisamos que Deus manifeste a Sua Graça a nós: "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" Romanos 5.2.

É por isso que toda a justiça própria do homem não é aceita diante de Deus. Caso ela fosse aceita, Deus teria que anular a Sua Justiça: "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" Romanos 10.3-4. Os justos é que herdarão a terra: "Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre" Salmos 37.29, e os injustos serão castigados: "Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados" II Pedro 2.9. "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" I Coríntios 6.9-10.

Como um pecador pode se tornar justo? Apenas pela fé na justiça de Deus: "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3.21-23.

É necessário entendermos também que a Justiça de Deus não se faz com papéis e sentenças, mas por uma Pessoa. Jesus crucificado é o ato da justiça de Deus: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" Romanos 5.18. Agora é necessário que essa justiça de Deus nos seja imputada pela fé, como nosso pai Abraão: "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" Romanos 4.3. Quem crê em Deus, em si mesmo tem o testemunho da justiça de Deus (I João 5.11). O justo é aquele em quem Cristo, a Justiça de Deus, habita: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" I Coríntios 1.30.

Cristo em nós é o selo da Justiça de Deus: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade" II Timóteo 2.19. Somente um justo pode viver e ter comunhão com Deus. Deus é justo, por isso, tudo o que Ele tem executado sobre a terra tem sido em justiça: "Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra" Romanos 9.28.

Se Deus para salvar o pecador exigiu pela Sua Justiça que seu Filho morresse, como pode Ele aceitar um pecador injusto? A Sua Justiça só aceitou o homem depois que Jesus satisfez toda a sua exigência. Só podemos hoje entrar no santíssimo lugar, porque um justo nos introduziu lá com o seu sangue: "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito" I Pedro 3.18. "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" Hebreus 10.19-20.

Por outro lado, uma vez que cremos na sua justiça, e se é Deus quem nos justifica, quem nos condenará? Se Ele não poupou o seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós; como não nos dará com Ele graciosamente todas as coisas?: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" Romanos 8.31-34. A condenação é somente para os ímpios pecadores e que não crêem na sua justiça.

Iríamos nos estender muito caso falássemos mais da Sua Justiça porque ela está em toda a Escritura. Não é a letra que nos edifica, mas a revelação de Jesus Cristo, a justiça de Deus em nós, pelo seu Espírito. Não vá adiante. Se você tem uma chave bíblica, ou uma Bíblia On-line, faça uma busca da palavra "justiça" e medite em cada uma delas. Você será enriquecido(a) grandemente.

Bendito seja o Cordeiro que com o seu sangue comprou-nos para Deus. Reconciliou-nos com Deus, no corpo da sua carne, pela morte, a fim de nos apresentar santos, inculpáveis e irrepreensíveis. A Ele seja toda a honra, glória, louvor e adoração, pelos séculos dos séculos. Amém.

Retornar