Dia 29 de agosto

 

 

"...mas o amigo do noivo... regozija-se

muito com a voz do noivo".

João 3.29.

 

O testemunho de João Batista é para ser observado e seguido por todos aqueles que querem ou se consideram instrumentos de Deus no ministério de Jesus Cristo a favor de Sua Igreja. Ele foi enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor, isto é, para dar testemunho de Jesus: "Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz" João 6.1-8.

João Batista foi fiel no seu ministério, porque não procurava arrebanhar discípulos para si, mas conduzir aqueles que criam na sua pregação a conhecer o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29): "No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus" João 1.35-37.

Infelizmente alguns dos que o ouviram, não creram na sua pregação, e continuaram a seguir João Batista; esses são os mesmos que passaram a questionar Jesus: "E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua" João 3.26-30.

Que sabedoria bendita. João Batista era cheio do Espírito desde o ventre da sua mãe (Lucas 1.15). Ele verdadeiramente foi fiel no ministério que Deus o colocou. Nós podemos ser instrumentos de Jesus em favor de Sua Igreja, mas é necessário sabermos que a nossa função, seja semeando ou regando, é levar às pessoas a Jesus Cristo, depois ensiná-las a ouvir a Sua voz e segui-lo: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem" João 10.27. "...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" Efésios 5.25-27.

 Podemos daí nos regozijar e ver cumprido o verdadeiro propósito de toda a obra de Deus: a comunhão do noivo com a sua noiva. O verdadeiro desejo de todo instrumento que é fiel é este: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua", porque quem tem a noiva, a Sua Igreja, e cuida dela é Jesus Cristo, o noivo: "Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja" Efésios 5.29-32. Amém.

Retornar