Dia 29 de junho
"Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor". I Coríntios 1.9.
Fomos santificados pela oferta de Jesus Cristo feita uma vez para sempre, agora somos chamados para sermos santos. Um povo separado, tirados para fora do aprisco para serem conduzidos pelo único Pastor. Batizados pelo Espírito e unidos ao Corpo de Cristo; um povo chamado para a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo: "Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão" I Coríntios 10. Lembrando o que já dissemos anteriormente, aqui neste texto, não diz: "chamados para a comunhão com o Seu Filho", mas sim: "chamados para a comunhão de Seu Filho". A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo, mas somos chamados por Deus para a comunhão de Seu Filho, a comunhão do Seu Corpo: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra" I João 1.3-4; unidos em amor, para o gozo completo do Pai: "Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" João 15.11-12. Esta comunhão de Seu Filho Jesus Cristo nada mais é do que o conhecimento da Glória de Deus que por Jesus nos foi dada: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.22-26. Este chamado para a comunhão é a vocação de Deus em Cristo. Comunhão é viver em comum; um com o Pai, um com o Seu Filho e com os irmãos na unidade do Espírito: "Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" Efésios 4.1-6. Todo filho de Deus tem desejo por esta comunhão porque é vocacionado para ela, mas muitas vezes é impedido de conhecê-la por falta da visão da Igreja de Cristo ou de estar sujeito a um sistema religioso. O que encontramos nessas organizações é um sistema de dominação e doutrinamento, não de comunhão: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus" II João 1.9-11. O sistema religioso que conhecemos é chamado na bíblia de doutrina dos nicolaítas: "Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio... Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio" Apocalipse 2.6 e 15. A doutrina dos nicolaítas ensinava que a igreja é formada de dois grupos de pessoas: os nikaos que são os espirituais, os líderes e superiores, e o laos, o laico, o restante do povo que está em condições inferiores. Esta conduta de elevar alguns para estar acima dos cristãos comuns é um ensino que Jesus odeia e deve ser por nós repugnada. Ela é contra a comunhão; não é assim que Jesus tem edificado a Sua Igreja: "Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros" I Coríntios 12.22-25. Como vimos anteriormente, o Pai já nos proveu nEle de toda a sabedoria e conhecimento, como também de todos os dons com o propósito de andarmos em comunhão. O sistema religioso promove em muito o doutrinamento, mas em nada o testemunho de vida. Vida cristã não é conhecimento de doutrina, mas da piedade: "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas" I Timóteo 6.3-4. Já a comunhão tem como propósito o crescimento de cada membro para a unidade do Seu Corpo: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.11-13. A organização humana pode ser usada por Deus para anunciar o evangelho, porque não há nada nela que crie um impedimento para isto, mas jamais poderá ser usada para a edificação do Corpo de Cristo: "Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda" Filipenses 1.16-18. Para que haja edificação do Corpo de Cristo é necessária a justa operação de cada parte, de cada membro, mesmo dos que são mais fracos. Podemos receber o evangelho em qualquer lugar. O campo é o mundo como disse Jesus: "E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno" Mateus 13.37-38, mas somos chamados agora por Deus, onde estivermos no mundo, para a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Somos chamados a gozar da unidade do Seu Corpo, do testemunho da Glória de Deus para o mundo: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" João 17.21. A organização humana é um testemunho de divisão entre o povo cristão. Em nenhuma outra profissão religiosa há tanta divisão como entre os chamados cristãos; portanto, ela jamais poderá ser identificada como o seu testemunho, mas como a sua vergonha. O Senhor não as considera a sua futura esposa, mas uma prostituta: "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição" Apocalipse 17.1-2. Continua...
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