A Casa de Deus

“PORQUE NINGUÉM PODE LANÇAR OUTRO 

FUNDAMENTO ALÉM DO QUE JÁ ESTÁ POSTO, 

O QUAL É JESUS CRISTO” I Coríntios 3.11.

Sempre damos graças a Deus por vós, porque somos testemunhas do Senhor, porque Ele nos fez a imagem do Seu Filho Jesus, e em amor nos predestinou, e nos chamou por sua própria glória e virtude, nos justificou pela fé em Jesus Cristo, por quem temos acesso pela fé à Sua graça, e nos glorificou com a vida do Seu Filho em nós. Quem crê em Deus, em si mesmo tem o testemunho.

Pelos textos das Escrituras que estão logo abaixo, Deus nos dá ensinamentos muito preciosos, que não pode ser recebido simplesmente como uma curiosidade, mas como é na verdade a Palavra de Deus, que opera naqueles que crêem. Todo ensino de Deus nos revela seu Filho Jesus, portanto, atentemos com muita diligência para as coisas que temos ouvido. Esse é o nosso tempo, e como estamos vivendo tempos em que a iniquidade tem se multiplicado, o cuidado de Deus e o ensino de Deus para com o seu povo tem sido mais frequentes e enfático. São tempos trabalhosos para nós e para Deus também. Quanto maior a iniquidade e as heresias, maior o cuidado de Deus para com os seus, portanto, é tempo de ouvir e edificar a nossa casa sobre a rocha, porque Ele nos ensina o que é útil e o caminho que devemos andar.

A Palavra que Deus tem nos enviado nesses dias está em II Samuel 7, do verso 1 a 17: “E SUCEDEU que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo. Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo. E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra. E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa. Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens; mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi”.

Os dois primeiros versos, mostra através de Davi, como o homem sempre foi religioso e sempre quis fazer alguma coisa para Deus. A falta de conhecimento de Davi fez ele fazer de Deus um deus que se podia colocar dentro de uma casa feita por mãos humanas. O homem sim precisa de um teto para morar, e o que é uma casa de cedro para Deus comparada com os céus, a Sua habitação?: (AT 7:45-50) "...até aos dias de Davi, que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó. E Salomão lhe edificou casa; mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?" Davi queria tirar Deus da sua habitação celestial e trazê-lo para morar em uma casa feita por suas mãos. Quanta pretensão e ignorância!

Deus é quem fez todas as coisas, e o lugar do seu trono é magnífico, cercado de querubins e serafins, anjos poderosos em força, um lugar de glória: (JR 32:17) "Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil; tu que usas de benignidade com milhares, e retribuis a maldade dos pais ao seio dos filhos depois deles; o grande, o poderoso Deus cujo nome é o SENHOR dos Exércitos; grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras...". O tabernáculo que Deus disse a Moisés que fosse construído era um modelo do céu. O modelo é uma figura do verdadeiro, logo, melhor é o verdadeiro. O que tem mais valor: um querubim de ouro ou um querubim verdadeiro? (EZ 10:4) "Então se levantou a glória do SENHOR de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do SENHOR.". Um altar de ouro, ou aquele em que as almas dos santos estão?: (AP 6:9; 8.3) "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.". Um mundo que jaz no maligno ou o glorioso céu?: (SL 33:13) "O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. (IS 63:15) "Atenta desde os céus, e olha desde a tua santa e gloriosa habitação”. (2CO 12:2-4) "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."

Quanta ignorância da nossa parte, quanta falta de visão espiritual querer fazer alguma coisa para Deus. O verso três mostra também a falta de visão de muitos que se dizem profetas. Deus tinha abençoado Davi, e Natã que era profeta não julgou segundo a reta justiça, mas segundo a aparência. Natã julgou também que fazer uma casa para Deus seria uma boa coisa e concordou com o pensamento de Davi, “mas naquela mesma noite”, como diz o verso quatro, Deus veio trazer aos dois o Seu parecer. A pergunta de Deus foi uma indignação à ignorância de Davi, quando disse: “Edificar-me-ás tu uma casa para eu nela habitar?”. Somente um deus que tem olhos, mas não vêem, ouvidos, mas não ouvem, pés, mas não andam, que precisa ser carregado de um lugar para outro, pode ser colocado numa casa feita por mãos humanas. Esses deuses é só o que o homem conhece, mas não o verdadeiro Deus, e é desse Deus Único e Verdadeiro que estamos falando: (AT 17:23-29) "Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens."

Nos versos 6 e 7 Deus nos fala a maneira como Ele sempre esteve: no meio do povo. E como a glória dessa casa é bem maior, a promessa em Jesus é que Ele também estaria em nós, no átrio interior do Seu Templo. Jesus nos ensina isso claramente quando diz: (Jo 14:16)  “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre  a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.  (EZ 43:4-5) "E a glória do SENHOR entrou na casa pelo caminho da porta, cuja face está para o lado do oriente. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa" (Leia também Ezequiel 44). De que casa Deus deu essa visão a Ezequiel, de que templo Deus fala aqui?: (1CO 6:19) "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (CL 1:27) "Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;"
Esta é a vontade de Deus que perdurará pela eternidade: (AP 21:1-3) "E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus."

No velho testamento os nossos irmãos viam a Glória de Deus manifesta no meio deles por coisas visíveis, hoje nós a vemos em Jesus Cristo: (2Co 4:6)  “Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”. (HB 1:1-3) "HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas...". Deus nunca pediu que lhe fizesse uma casa, um templo, uma igreja. Nos versos 8 a 11 Deus ensina Davi e Natã, que quem está lhes fazendo uma casa é Deus: “Também o Senhor te declara que ele te fará casa” (verso11). Este mundo está fadado a ser destruído: (2PE 3:10-12) "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?". Qualquer casa feita aqui se desfará, será feita em cinzas, portanto, Deus é que está nos fazendo casa, uma casa eterna, feita por um Deus eterno: (JO 14:1-3) "NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.". (2CO 5:1-2) "PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu..."

Deus fala disso amplamente em toda a Sua Palavra. Quando Jacó deitou a sua cabeça naquela pedra para dormir (veja Gênesis 28.10-17), teve a visão de uma escada que subia até o céu. Na visão de Jacó, aquele lugar era a casa de Deus, tanto é assim que chamou aquele lugar de Betel, a casa de Deus (Bet = casa e El = Deus). Isso ele disse porque não conhecia a Deus. Depois que Jacó passou pelo Vale de Jaboque e passou a conhecer o Deus que seus pais tinham conhecido, o Deus de Abraão e de Isaque, Deus fez ele voltar ao lugar que tinha tido a visão, para reparar o que tinha feito, agora com entendimento espiritual, tanto é assim que ele mudou o nome  daquele lugar para El-Betel, isto é, o Deus da casa de Deus (El = Deus, Bet = casa, El = Deus (Gênesis 35.1-7). A falta de visão de Jacó fez ele ver a casa de Deus, e com entendimento espiritual ele passou a ver a Deus e não mais a casa de Deus: (HB 3:1-6) "POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." Aquele lugar que foi denominado por Jacó de Betel, se tornou um tropeço mais tarde para o povo de Israel: (AM 5:5-6) "Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada. Buscai ao SENHOR, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague”. Esses lugares eram onde os filhos de Israel tinham feito lugares de adoração a Deus, e o que foi escrito para nosso ensino foi escrito (Romanos 15.4), portanto, todo Betel que erguermos com as nossas mãos será desfeita em nada como diz o nosso Deus e Pai da luzes, Àquele que nos dá entendimento, dá clareza em tudo.

O maior problema dos cristãos é que eles dão muito mais valor aos teólogos e às suas interpretações, do que ao Parácleto, ao ensino do Espírito Santo que nos guia a toda a verdade. Esse foi o pecado de Jeroboão, quando construiu altares, lugares de adoração para que o povo não fosse a Jerusalém, por medo do povo seguir a Roboão filho de Salomão, sendo que Deus tinha feito de Jeroboão um instrumento para a divisão da casa de Israel. O povo quando tinha entendimento, subia a Jerusalém para adorar ao Senhor, por causa do Senhor e de Sua presença ali e não por causa do templo (abaixo vamos ver o que tornou esse templo construído ao povo de Israel pela insensatez de Davi, ainda que instruído por Deus a não fazer).  Isso é uma parábola para os nossos dias, onde homens criam lugares para adoração e os chamam de casa de Deus para terem o povo sobre os seus domínios: (1RS 12:25-33) "E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel. E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera. E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso."

Voltando a II Samuel 7, nos versos 12 a 17, Deus fala a Davi sobre a construção do templo e de quem iria edificar esse templo. Se nós olharmos para os textos sem entendimento espiritual, ou por ensino daqueles que falam da visão do seu coração, iriam dizer que Deus estava falando aqui de Salomão. Eu já ouvi muitos dizerem isso, que Deus não concedeu a Davi fazer o templo, mas ao seu filho Salomão, mas Deus não muda em tão pouco tempo, Ele nunca muda: (TG 1:17) "Toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." As coisas de Deus são eternas, são espirituais, falam do Seu Filho Jesus e não de homem algum. Deus nunca confiou ao homem as suas obras: (JÓ 4:18) "Eis que ele não confia nos seus servos e aos seus anjos atribui loucura;"

 O Pai honra ao Filho e deu ao Filho todas as coisas: (CL 1:16-17) "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." Toda a Escritura testifica de Jesus Cristo: (JO 5:39) "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". Quando Deus fala do filho de Davi que iria lhe edificar uma casa, Ele estava falando de Jesus e não de Salomão. No Salmo 89, Deus nos ensina isso quando diz: (SL 89:3-4, 34-37) "Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.). Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu. (Selá.)". Vejamos a confirmação disso quando o anjo anunciou a Maria a vinda de Jesus: (LC 1:30-33) "Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." E ainda: (MT 1:1) "LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." (LC 1:69) "E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo." (AP 3:7) "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:" (AP 22:16) "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã."

Não necessitamos provar o que Deus nos ensina pelo seu Espírito, devemos atentar para a Palavra de Deus com compreensão espiritual e não com o entendimento humano. O texto se não for entendido espiritualmente, poderá ser interpretado que Deus falava do Templo de Israel e de Salomão, mas não, Ele falava de Jesus e da Glória da Sua Casa. Ele confirma isso em Ageu quando diz: (AG 2:2-3, 6-9) "Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos."

Outra vez vemos Deus falando da Pessoa de Jesus e do Templo Espiritual, e se não entendermos espiritualmente, vamos julgar novamente que Deus estava falando do templo de Israel. Nesse tempo em que Deus falou através de Ageu, o primeiro templo tinha sido destruído por Nabucodonozor, e eles estavam chorando porque não tinham condições de reconstruir o templo com aquela riqueza que tinha sido feita por Salomão, mas Deus os consola com a visão espiritual e não com coisas perecíveis como ouro ou prata. Deus não estava falando de coisas abaláveis, mas inabaláveis e eternas, e nos confirma isso quando diz: (HB 12:22-29) "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; a voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez abalarei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor." Amém!

Será que ainda está difícil para nós compreendermos isso? Será que a nossa geração ainda vai continuar enxergando somente aquilo que está perto? Somente as coisas abaláveis? Mas alguém poderá dizer: - Mas porque Deus então deixou que Salomão construísse aquele templo? Aí temos que voltar um pouco e atentar também para Abraão. Quando Deus disse a Abraão que lhe abençoaria e ele seria pai de muitas nações, e que os seus filhos seriam como as estrelas do céu, Abraão teve como entendimento humano e com ajuda humana de uma serva, fazer um filho na carne. Com isso gerou a Ismael. O que se tornou Ismael, ainda que Deus o fizera uma grande nação? (Gênesis 21.18), se tornou o povo que sempre foi um tropeço a Israel. Esse povo é o árabe.

Depois disso Deus deu a Abraão um filho na sua impotência e de Sara sua esposa. Aos olhos humanos esse seria o filho que Deus tinha prometido a Abraão, mas não era. Tanto é assim, que Deus para revelar o verdadeiro herdeiro de Abraão mandou sacrificar Isaque, e quando Abraão ia matar Isaque, Deus o impediu e mostrou que o filho a que Deus tinha feito as promessas não era Isaque, mas Jesus, e que o seu verdadeiro filho iria ser sacrificado como o Cordeiro de Deus, por isso Deus proveu a Abraão o cordeiro preso pelos chifres para o sacrifício como figura do verdadeiro (Gênesis 22). Ali Abraão compreendeu espiritualmente que se tratava de Jesus o seu verdadeiro herdeiro e não de Isaque. Deus nos confirma isso em Sua Palavra quando diz: (MT 1:1) "LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão." (JO 8:56-58) "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." (GL 3:16, 29) "Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (HB 2:14-16) "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão."

Desde o princípio Deus falou acerca de Seu Filho Jesus, e tudo o que nos deu nEle, mas a compreensão humana faz com que o homem até que entenda espiritualmente, faça muitas coisas pela carne e nessas obras carnais deixem tropeço para o resto do povo. Deus nos faz entender isso quando fala de Jesus, pois ele é a figura clara disso quando Deus diz: (1PE 2:6-8) "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." Jesus é pedra de edifício, mas também pedra de tropeço para os que não entendem e não crêem na Palavra. Cristo é para você pedra de edifício ou pedra de tropeço? O que Deus tem nos ensinado é para entendermos espiritualmente em Cristo, caso contrário será um entendimento carnal, com obras humanas?: (2CO 4:18) "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas". Tudo o que Deus nos fala em Cristo é edificação para os que crêem e tropeço para os descrentes. O que Deus falou a Davi, a Abraão e a nós também pode ser edificação se crermos ou tropeço a nós e a outros se não entendermos espiritualmente que é em Cristo e para Cristo e por Cristo que Deus faz todas as coisas.

Existem as obras que Deus fez de antemão para que andássemos nelas (Efésios 2.10), e aquelas que nós fazemos por falta de compreensão espiritual. Essas muitas vezes não são obras más, mas são obras mortas. Se as nossas obras não forem feitas em Deus, e essas obras são dEle, e por Ele, e para Ele, elas servirão de tropeço para nós e para outros depois de nós. Aquele templo que Davi desejou, por falta de entendimento construir a Deus, e que foi realizado por Salomão, sempre foi um instrumento de tropeço para o povo de Israel até os dias de hoje. Eles por não crerem em Cristo estão aguardando para reconstruí-lo: (JR 7:1-4, 11) "A PALAVRA que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo: Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. É, pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.", mas Jesus fala do verdadeiro templo que Deus tinha prometido a Davi quando diz: (JO 2:14-21) "E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo."

Todo o tempo foi assim, Deus nos fala do que é eterno e em Cristo, e os homens entendem o que é temporal e de vista. O homem não foi criado para fazer alguma coisa para Deus, somente para louvá-lo. Existe aqueles que entendem isso e passam a publicar o seu louvor (Isaías 43.11), a falar das grandezas de Deus, e entendem que tudo provêm de Deus e Ele e somente Ele e seu Filho Jesus são dignos de toda a honra, toda a glória, todo o louvor, e toda adoração (I Pedro 2.9): (RM 11:33-36) "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (EF 1:5-6) "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, PARA LOUVOR E GLÓRIA DA SUA GRAÇA, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado", (IS 43:7) "A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei PARA A MINHA GLÓRIA, os formei, e também os fiz", (JÓ 41:10-11) "Ninguém há tão atrevido, que a despertá-lo se atreva; quem, pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim? Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu." Mas há aqueles que querem dividir a glória que pertence somente a Deus, quando dizem: - mas nós temos a nossa parte, se o homem não fizer a sua parte, Deus não pode fazer a dEle, nós temos que fazer a obra de Deus, e aí por diante, mas Deus diz: (IS 48:11) "Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." (EF 2:7-9) "Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". (2TM 1:9) "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos". Esses não desejam dar honra somente ao Senhor, querem dividir a glória que pertence somente ao Senhor. Buscam para si a honra que pertence somente a Deus: (3JO 1:9-20) "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja." (JD 1:4) "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único Soberano e Senhor nosso, Jesus Cristo."

Mas há aqueles também que querem toda a glória para si quando dizem: “Não há Deus”. Mas a esses Deus diz: (1CO 1:20) "Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?" (1CO 3:18-20) "Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. (1CO 1:27-31) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." O que diante dos homens é elevado para Deus é abominação. Que o Senhor abra os olhos do nosso entendimento e nos faça compreender espiritualmente todas as coisas, pois, somente assim estaremos andando de maneira digna do Senhor: (CL 1:9-10) "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;" Amém! Que Deus nos dê entendimento em tudo.

Também se há algum pastor, esse pastor é o nosso Senhor, algum conselheiro, Ele é o Maravilhoso Conselheiro, algum mestre, só um é o nosso Mestre. Mas alguns podem dizer: - mas e os ministérios que Deus levanta em favor da igreja para o aperfeiçoamento dos santos? Outra vez a falta de visão espiritual faz do braço, da carne humana darem títulos e se tornarem malditos por confiarem no homem. Paulo nos ensina isso de uma maneira muito clara quando diz pelo Espírito: (1CO 3:1-9) "E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." Se a fé e o entendimento dos que plantam e dos que regam não forem assim, esses buscam a glória para si, a atenção para si, e isto se torna inverso da Palavra de Deus, porque eles crescem e Jesus diminui perante os cristãos. 

O máximo que alguém que foi chamado para o ministério de Jesus Cristo a favor de Sua Igreja pode ser é como João Batista. O que planta prepara o caminho do Senhor para os que não crêem, e o que rega para aqueles que crêem, devem sempre mostrar que não percam de vista a Pessoa de Jesus, a pedra de edifício. Ele é a porta e também o caminho de todo filho de Deus, e Àquele a quem todos devemos olhar firmemente e dar glória: (JO 3:23-31) "Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão. Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação. E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo (A esposa é a Igreja e o esposo é Cristo). Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."

Tanto o que planta como o que rega não é coisa alguma, mas Cristo sim, pois ele é o fundamento e a pedra de edifício. Se fizermos algo por palavras ou por obras, devemos fazer em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, dando por Ele glória a Deus Pai. Quem estiver agindo fora dessa compreensão espiritual está tomando a honra que pertence a Jesus, e isso será um prejuízo para aqueles que o fizerem: (1CO 3:10-15) “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." (LC 17:10) "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." Esse é o grande prejuízo para aqueles que foram instrumentos de Deus em favor da Sua Igreja e usurparam tudo aquilo que pertence ao Senhor: (AP 22:19) "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." 

A parábola da vinha nos mostra isso claramente quando Jesus disse: (MT 21:33-44) "Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe. E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo. E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos. Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó."

A quem honra, honra, a quem louvor, louvor, a quem adoração, adoração, e isso pelos séculos dos séculos: (AP 4:11) "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." (AP 5:9-13) "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém." (1PE 5:10-11) "E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (1TM 1:17) "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém."

Que casa edificaremos para Deus? Ou que igreja iremos organizar para Jesus? Ou que lugar de honra tomaremos para nós? Ou vemos pela fé aquela que Jesus está edificando para Deus e damos todo o louvor a Ele, ou colocaremos nossas mãos humanas para servir de tropeço para nós e para outros: (HB 3:1-6) "POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. e, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." (1PE 2:4-9) "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". (EF 2:19-22, 5.25-32) "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito". (EF 5:25) "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja."

Ao invés de fazer alguma coisa para Deus, devemos cumprir o propósito para que fomos criados: O LOUVOR DA SUA GLÓRIA. Louvar a Sua Glória não é fazer coisa alguma, mas olhar para o que Ele tem feito e exaltá-lo: (SL 34:3) "Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome." (IS 60:21) "E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado." (IS 61:3) "A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado."

A oração que faço por mim e por todos os filhos de Deus nesta geração é: "... Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobresselente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" (Efésios 1.17-23). Tudo o que não é de fé é pecado, e o meu justo viverá da fé, disse o Senhor, e se ele recuar a minha alma não tem prazer nele (Hebreus 10.38). Não sejamos daqueles que recuam para a perdição, para a inclinação da carne que é morte, mas daqueles que crêem para a conservação da alma, para o Espírito que nos faz compreender as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus e que glorificam a Jesus. Amém.

Edward Burke Junior

Retornar