O Caminho do
Crescimento
de T.
Austin-Sparks
Capítulo 1 _
Vivendo “Diante do Senhor” e “Para o Senhor”
"Porém
Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda
jovem,... E o jovem Samuel ia crescendo,
e fazia-se agradável, assim para com o Senhor,
como também para com os homens. E o jovem
Samuel servia ao Senhor perante Eli;... E
ele (Eli) disse: Qual é a palavra que te falou?
Peço-te que não mo encubras; assim Deus te faça,
e outro tanto, se me encobrires alguma palavra
de todas as que te falou.... E crescia
Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de
todas as suas palavras deixou cair por terra.
E todo o Israel, desde Dã até Berseba,
conheceu que Samuel estava confirmado por
profeta do Senhor. E continuou o Senhor a
aparecer em Siló; porquanto o Senhor se
manifestava a Samuel em Siló pela palavra do
Senhor."
(1 Sam. 2:18,26; 3:1,17,19-21).
Esses fragmentos
servem para indicar o crescimento de Samuel, e
nos trazer para a questão do aumento, do
crescimento espiritual. As marcas são bastante
simples, porém, contudo, bastante fundamentais.
"Perante o Senhor"
"Samuel
ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem."
"Perante o Senhor." Ele cresceu perante o
Senhor, e isto é de importância maior do que
pode ser sugerido pelo pequeno fragmento de três
palavras. Isto é a primeira coisa que deve ser
verdade em nós _ que toda a nossa vida não seja
vivida perante homens, mas primeiramente perante
o Senhor; que sempre haja isso sobre nós que
fala de uma vida interior diante do Senhor.
Quando estamos sozinhos, fechados em nosso
quarto com o Senhor, então tudo é muito puro.
Sabemos muito bem que lá diante Dele não há
qualquer decepção, não há fingimento, não há
fantasia. Sabemos muito bem quando estamos a sós
com o Senhor que toda artificialidade é
desnudada. Lá nós sabemos que somos vistos por
dentro, somos conhecidos completamente; não
podemos colocar nenhuma camuflagem, nenhum
disfarce, na presença do Senhor. Lá somos o que
somos, e sabemos isto, e não fazemos qualquer
pretensão. E isto é algo que tem que ser trazido
em nossas vidas quando vimos do lugar secreto
com o Senhor _ que tudo deve ser da mesma
maneira que é diante Dele, tão transparente, tão
claro, tão sincero como é em Sua presença; sem
fingimento, sem máscara, sem fantasia, sem
falsos caminhos. Não podemos ficar num pedestal
na presença do Senhor. Quando estamos com as
pessoas, podemos vestir muitas coisas para nos
cobrir, a fim de que as pessoas acreditem em
nós; podemos nos tornar muito artificiais. Até
mesmo quando estamos orando na presença de
outras pessoas, podemos ser qualquer outra
coisa, mas não naturais. Estamos tão conscientes
delas, e começamos a orar por elas em nossas
orações. Não agimos da mesma maneira como
quando estamos a sós com o Senhor, nós não
preparamos nada, então. Ficamos exatamente na
base daquilo que somos, com naturalidade; nós
não podemos ser diferente a não ser
perfeitamente naturais. Aquilo que somos quando
estamos na presença do Senhor devemos ser
quando estamos diante das pessoas, na vida
pública. É importante, é essencial. Você vê,
qualquer coisa colocada entre as pessoas,
qualquer coisa artificial, não é a nossa medida,
absolutamente; é uma falsa medida, e isto pode
estar nos impedindo de crescer na vida
espiritual.
"Samuel servia
perante o Senhor." Podemos aplicar isto para
cada esfera e para cada situação da vida. “E
tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração,
como ao Senhor, e não aos homens” (Col. 3:23).
Deus falou para Abrão, “... Anda na minha
presença..." Isto pode ser muito simples nesses
termos, porém é algo que tem a ver com trabalhar
a terra para o crescimento espiritual. Pessoas
assim irão prosseguir, irão crescer.
O resto da
afirmação sobre Samuel é somente uma ênfase
sobre o que aquilo significa “ser uma criança”.
O próprio Senhor Jesus colocou o seu dedo sobre
isso numa ocasião. Os seus discípulos, homens
adultos, estavam conversando sobre grandes
coisas, e altas posições; Jesus tomou uma
criança e a colocou no meio deles, e disse: “Se
não vos tornardes como crianças, de forma alguma
entrareis no Reino dos céus”. (Mat. 18:3). 'Este
é o caminho para o crescimento. Você está
pensando sobre posição, lugar, influência; você
tem grandes pensamentos; você tem grandes
idéias; porém este é o caminho para a verdadeira
grandeza - uma pequena criança: sem suposições,
sem pretensões’. "Samuel servia perante o
Senhor, sendo uma criança"; e então,
naturalmente, você não fica surpreso em que ele
tenha crescido.
"Ao Senhor"
Então, a próxima
coisa _ "Samuel servia ao Senhor diante de
Eli." Se pudéssemos nos colocar no lugar de
Samuel, poderíamos achar que não foi fácil para
ele naqueles dias. Lembre-se, Hofni e Finéias,
os dois filhos de Eli, estavam lá. Algo muito
iníquo e corrupto estava acontecendo, pois
no final eles foram mortos no julgamento de Deus
_ uma situação extremamente deplorável. Samuel
poderia muito bem ter se tornado um cínico, ele
poderia ter se tornado amargurado e crítico. É
muito fácil ser crítico numa situação como
aquela, ficar desgostoso, e perder o interesse
no que estamos fazendo, muito embora nós mesmos
não estejamos de forma alguma nos comprometendo
com o Diabo. Se estivermos nessa situação,
simplesmente fazemos as coisas porque é o nosso
emprego. As outras pessoas envolvidas no serviço
são corruptas e erradas; porém o serviço tem que
ser feito, assim, sem qualquer interesse
absolutamente, nós apenas fazemos o serviço.
Porém parece que Samuel fechou os seus olhos
para tudo aquilo, e apenas olhava para o Senhor,
e a sua atitude era: “Tudo ao meu redor é mal,
porém eu estou aqui por causa do Senhor; não
estou fazendo isso por causa dessas pessoas, nem
apenas para manter o serviço em andamento; estou
aqui, no meio de tudo isto, por causa do
Senhor”. Desta maneira o seu espírito foi
mantido livre do mau humor, da amargura e do
cinismo. "Para o Senhor." Ele não ministrava a
Eli, e não a Hofni e Finéias, e não a um mero
procedimento, a fim de manter as coisas, mas ao
Senhor.
Lembre-se, isto é
um crescimento secreto. Todos podemos ter razão
para dizer: ‘Há muita coisa ao meu redor com
as quais eu não concordo, as quais eu sei que
são contrárias ao Senhor; e que muitas pessoas
ao meu redor são erradas e difíceis, até mesmo
aquelas que são do Senhor. Se eu fosse me
importar com elas, iria desistir e ir embora;
mas estou aqui para viver para o Senhor, eu
apenas faço isso por causa Dele, e assim é que
pretendo permanecer’. Este é o caminho do
crescimento. Eli representava a corporificação
de uma ordem religiosa de sua época, ele ocupava
uma posição de autoridade e naquele tempo ele
era reconhecido como tal, e Samuel era
submisso. Ele não estava tentando se livrar de
Eli, nem condená-lo; ele não estava de forma
alguma dizendo: ‘Está tudo errado, eu não tenho
lugar para Eli' - Samuel não saia por aí
fofocando e espalhando coisas sobre Eli. É tão
fácil fazer isso; porque você encontra algo
errado, e você pode facilmente se tornar sem
afeto e crítico. Samuel era submisso. Mais
tarde, mesmo quando não concordava com o desejo
do povo a respeito de um rei, Samuel recebeu
ordem do Senhor para ir e ungir Saul, e ele
obedeceu, e depois fez tudo que podia tornar
fácil a Saul fazer a coisa certa e cumprir a sua
missão. Samuel não aceitava Saul, mas ele não
se atravessava em seu caminho; ele não espalhava
coisas más sobre Saul. Samuel deu a Saul uma boa
oportunidade. A atitude de Samuel para com
Saul é maravilhosa. Ele não tinha aceitado Saul,
contudo ele se submetia pelo tempo necessário; e
aqui diante de Eli, com o mesmo espírito, ele toma
uma posição submissa e ministra ao Senhor. Não é
de se maravilhar que ele tenha crescido.
Você não irá
crescer se estiver observando as faltas e as
falhas, e os erros ao seu redor, especialmente
nas pessoas que detêm posições superiores, e, se
estiver espalhando coisas sobre elas. O Senhor
irá dizer: “Se... os teus olhos forem bons, todo
o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos
forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se,
portanto, a luz que em ti há são trevas, quão
grandes serão tais trevas!" (Mat. 6:22,23).
Cuidado para não ter maus olhos sobre alguém _
isto irá interromper o seu crescimento. Assim,
Samuel não reparava em Eli; ele deixava Eli para
o Senhor, e ele mesmo seguia com o Senhor.
Guarde esta lição em teu coração. Samuel
ministrava ao Senhor perante Eli, em sujeição e
em paciência, esperando até que o Senhor se
movesse, a fim de lidar com aquela situação tão
difícil, que devia consumir o coração de Samuel
a cada dia. É o nosso espírito que importa _
pureza, simplicidade, seriedade, realidade. É
isto que significa crescer, e continuar
crescendo.
Capítulo 2 _ A
Revelação “do Mistério”
“... fazendo-nos
conhecer o mistério da Sua vontade..." (EF.
1:9).
"...
Como me foi dado este mistério manifestado pela
revelação... a minha compreensão do
mistério de Cristo... E demonstrar a
todos qual seja a dispensação do mistério, que
desde os séculos esteve oculto em Deus” (Ef.
3:3,4,9).
“Grande
é este mistério; digo-o, porém, a respeito de
Cristo e da igreja.” (Ef. 5:32).
"...
E por mim; para que me seja dada, no abrir da
minha boca, a palavra com confiança, para fazer
notório o mistério do evangelho,” (Ef.
6:19).
Salientamos
através da carta aos Efésios esta característica
– “mistério”. Qual é o seu significado?
Há dois lados.
Primeiramente, “mistério” significa algo que tem
sido mantido escondido, que não poderia ser
reconhecido, claramente visto ou entendido. Era
um assunto escondido _ o que chamamos de
segredo; e nos é dito que Deus guardou este
segredo, este mistério, escondido por todos os
séculos e gerações, mas que agora o tornou
conhecido. Algo que estava oculto, um mistério,
tem sido agora declarado.
Mas, então, há o
outro lado disto, que também é perfeitamente
claro _ que mesmo após o segredo ter sido
declarado, as pessoas não conseguem enxergar, a
menos que Deus lhes dê iluminação a respeito.
Embora este seja o tempo no qual ele é
declarado, ele ainda é um mistério até que Deus
abra os olhos e dê iluminação. Paulo disse: “por
revelação foi me feito conhecer o mistério”;
"vocês podem perceber a minha compreensão do
mistério”; de modo que é uma questão de mistério
sendo explicado, ou iluminado aos nossos
corações, e em nós enxergarmos isso é que
chegamos a uma expansão espiritual. Movemo-nos
em direção à plenitude quando enxergamos “o
mistério”.
Dois Mistérios
A palavra
“mistério” é usada em diversas conexões no Novo
Testamento, mas há duas conexões maiores. Você
pode dizer que elas incluem as outras.
Primeiramente, há o mistério de Cristo. Lemos a
frase _ “o mistério do evangelho” _ mas aquele
vem dentro deste, que é uma parte do mistério de
Cristo. E, em segundo, há o mistério da
iniqüidade. O que o mistério vem a ser quando
você olha no Novo Testamento? Bem, em cada caso
- o mistério de Cristo e o mistério da
iniqüidade _ você descobrirá que é uma
encarnação de um grande ser espiritual e
sobrenatural. Isto é perfeitamente claro e
simples com relação a Cristo. Deus estava em
Cristo _ este é o mistério. Nos dias de Sua
carne, ninguém entendeu este mistério, estava
oculto. Eles sentiram que havia algo misterioso
sobre Ele, algo que era diferente, ‘um outro’,
superior. Eles não podiam alcançar as
profundezas Dele, como dizemos; eles mal podiam
compreendê-Lo. ‘Existe algo sobre este homem que
não podemos compreender. Ele é diferente, Ele
frustra todas as nossas tentativas de
explicação. Há um mistério sobre Ele’. "O mundo
não o conheceu” (Jo. 1:10). É o mistério de Deus
em Cristo, Deus aparecendo na forma de homem,
Deus feito à semelhança do homem.
O mistério da
iniqüidade é a mesma coisa _ um outro ser
espiritual, sobrenatural vindo na forma humana;
o Anticristo. O mistério da iniqüidade é que
existe algo na humanidade, que a encabeça, um
homem ou homens, o qual não é simplesmente o
homem em si. Existe algo sobre isto que é
maligno, que é sinistro, que é nefasto. Você não
consegue explicar isso no campo puramente
natural. Há um mistério sobre isso. É a
encarnação de um ser espiritual e sobrenatural
que é o mistério, seja de Cristo, seja do
Anticristo.
O Duplo Mistério
de Cristo
Mas quando você
vem a Cristo, você descobre que o mistério é
duplo. Primeiramente, é Ele em Si, como
dissemos; Deus pessoalmente em Cristo, de modo
que Cristo é Deus encarnado. Mas, então, você
descobre que, pelo que foi revelado para e
através de Paulo, que Cristo toma um Corpo; mas
não um corpo físico, mas um corpo espiritual _ “a
igreja que é o Seu corpo”. Ef. 1:22-23); e a
Igreja sendo o Seu Corpo novamente se torna o
mistério de Cristo; isto é, aqui está Deus em
Cristo morando numa companhia de pessoas, os
eleitos, o Corpo de Cristo; e a carta aos
Efésios é particularmente tomada neste aspecto
de Cristo _ que você tem aqui um corpo de
pessoas chamado de Igreja, no qual Deus habita.
Há um mistério sobre este povo, sobre esta
particular Igreja, há algo aqui que é
sobrenatural, algo que é espiritual. Não é
apenas uma sociedade de pessoas chamadas de
cristãs, um número de pessoas que se reúnem na
fé cristã e crêem em certas doutrinas. Há algo
mais do que isso sobre essas pessoas. Se você
apenas soubesse e compreendesse isto, na
realidade mais profunda e interior do ser dessas
pessoas são sobrenaturais; elas não são
meramente pessoas naturais. Há algo escondido
dentro delas que não pode ser explicado em
nenhuma área, e você tem que dizer, 'É Deus, é o
Senhor’. Quando você encontra essas pessoas,
quando elas se reúnem até mesmo em pouco número,
se você entrar lá você descobre algo a mais
nessas pessoas, algo mais do que elas são; você
encontra o Senhor. Há um mistério acerca disso,
e o mistério de Cristo do qual Paulo está
falando aqui não é apenas o mistério de Cristo,
mas é o mistério do Cristo Corporificado, de
Cristo em Seu Corpo, a Igreja.
Assim, Paulo está
falando sobre este mistério, e ele está dizendo,
‘Agora, isto é uma coisa celestial, uma ‘coisa
espiritual’; isto não é algo que está sobre esta
terra, que você pode explicar, do modo como você
pode explicar as outras coisas terrenas. Isto é
algo celestial, e você não consegue explicar
isto por meio de padrões terrenos,
absolutamente’.
Esta é a afirmação
do fato, mas, naturalmente, isto é um desafio
para a Igreja. É assim a Igreja? Exatamente,
uma vez que somos aquilo que fomos chamados para
ser, esta é a nossa medida. Medida espiritual é
aquilo que somos em Cristo, aquilo que Cristo é
em nós.
O Mistério
Conhecido Somente por Revelação
Então, chegamos a
este outro ponto - não é o fato que nos faz
crescer; isto é, não é a verdade do Corpo como
verdade, os fatos afirmados sobre a Igreja como
informação, que nos leva a um crescimento
espiritual. Podemos ver tudo isso nas
Escrituras, e contudo, isso não faça qualquer
diferença pra nós, em relação à nossa medida
espiritual; nunca resultando num crescimento
espiritual. Há muitas pessoas que conhecem toda
a verdade do mistério de Cristo e da Igreja,
toda verdade do Corpo de Cristo, porém são
pessoas muito pequenas. Muitas delas conhecem a
verdade e ainda estão vivendo na condição dos
Coríntios, onde tudo é muito terreno e centrado
no ‘eu’; e muitas outras estão vivendo como os
gálatas, onde tudo é muito legalista. Para que
essa verdade signifique um crescimento
espiritual, ela tem que estar no campo dos
Efésios.
Qual é a situação
dos Efésios? É esta: Paulo diz que havia sido
revelado a ele o mistério. E agora ele fala que
ora por essas pessoas. Elas são cristãs, não há
qualquer dúvida sobre isso, porém ele diz que
ora por elas, "Para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em
seu conhecimento o espírito de sabedoria e de
revelação; tendo iluminados os olhos do vosso
entendimento, para que saibais qual seja a
esperança da sua vocação, e quais as riquezas da
glória da sua herança nos santos; e qual a
sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós,
os que cremos, segundo a operação da força do
seu poder, que manifestou em Cristo,
ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à
sua direita nos céus." (Ef. 1:17-20). Tudo
isso tem a ver com a verdade, com a eterna
vocação e o destino deste Cristo Corporificado.
O conhecimento Dele não é o conhecimento de
Cristo como uma pessoa separada. É o
conhecimento de Cristo agora, em tudo o que Ele
representa de um modo corporificado. Este é o
conhecimento que ele ora para que eles adquiram;
e, havendo orado desta maneira pelos efésios,
Paulo se volta para a questão do crescimento
espiritual. Ele chega finalmente ao grande ponto
no quarto capítulo _ “até que cheguemos... à
medida da estatura da plenitude de Cristo”.
Como você chega a esta plenitude? O que é
crescimento espiritual? Isto é o resultado da
iluminação dos olhos do seu coração, em relação
a real medida e significado de Cristo, como
expresso no Seu Corpo, a Igreja. O ponto é que
você veja, que isto seja revelado a você. Então
imediatamente você sairá da posição dos
Coríntios e dos Gálatas, da igreja meramente
terrena, com suas ordenanças, cerimônias, etc.
Você está numa posição celestial, e, então, irá
crescer.
Mesmo sob o risco
de uma repetição indevida _ por causa da
importância deste assunto, permita-me dizer
novamente aquilo que o Apóstolo diz para si
mesmo, e para aqueles crentes da sua época, como
também para nós, que o caminho para o
crescimento espiritual é através dos olhos do
coração sendo iluminados. Paulo jamais teria
orado por isso, se esta não fosse a vontade do
Senhor, que isto pudesse ser assim; e, se é a
vontade do Senhor, então podemos ter os olhos do
nosso coração iluminados para conhecer da mesma
maneira que Paulo conhecia _ por revelação.
A Igreja Celestial
e Corporativa
Agora, retornando
àquilo que disse acima, concernente a real
medida e natureza da Igreja, eu me pergunto se
você percebeu em “Romanos”, “Coríntios” e
“Gálatas”, a conexão do batismo? Em Romanos 6
o batismo resulta num caminhar numa nova vida.
“Fomos sepultados... com Ele pelo batismo na
morte: para que, assim com Cristo ressuscitou
dentre os mortos, pela glória do Pai, assim
andemos nós também em novidade de vida”. Isto é
muito simples; isto é o início; através do
significado espiritual do batismo você
simplesmente anda numa nova vida, você tem uma
nova vida. Quando você sai de “Romanos” e vai
para “Coríntios”, você descobre que a união com
Cristo crucificado significa que a mistura da
vida velha com a vida nova tem que ser tratada;
você possui uma nova vida, porém, você não deve
misturar a ela a vida velha. Assim “Coríntios”
ensina que você deve viver totalmente e somente
na vida nova, e não trazer a vida velha
juntamente com a nova. Veja II Coríntios 5. Quando
você vai para “Gálatas”, Paulo diz, “Porque
todos quantos fostes batizados em Cristo já vos
revestistes de Cristo." (3:27). Em “Gálatas”, o
batismo é o vestir-se completamente do novo
homem; e para indicar que isto é um avanço sobre
a posição dos Coríntios, ele segue imediatamente
dizendo “Onde não há nem judeu nem grego, nem
escravo nem livre, nem homem nem mulher; pois
todos somos um em Cristo Jesus”. Você se veste
do novo homem. As divisões dos coríntios se
acabam; o batismo, em relação à posição dos
gálatas significa que nós não conhecemos ninguém
segundo a carne. Mas, ainda em “Romanos”,
“Coríntios” e “Gálatas”, é como se estivéssemos
vivendo como cristãos numa nova vida diante do
Senhor aqui, sobre a terra.
Você vai para
“Efésios” e lê _ "Deus... Estando nós ainda
mortos em nossas ofensas, nos vivificou
juntamente com Cristo (pela graça sois
salvos),... E nos ressuscitou juntamente com ele
e nos fez assentar nos lugares celestiais, em
Cristo Jesus;" (2:4-6), Agora aqui, o “nós” é
corporativo. Quando você vem para “Efésios”,
você chega num terreno que eu chamo de batismo
corporativo. Isto tem uma aplicação individual,
porém, “Efésios” vê a Igreja como um todo, como
algo que foi batizado. É como se todo este Corpo
de Cristo, a Igreja, tenha sido corporativamente
batizado, e não mais é algo terreno; é um Corpo
celestial. Tudo aqui, nesta primeira metade da
carta aos Efésios, é corporativo. É a igreja que
foi pré-conhecida, pré-ordenada, predestinada.
Apenas se torna um desafio individual e pessoal
para nós em relação ao todo, mas é a Igreja que
está em vista, e o “nós” que foram vivificados e
ressuscitados são uma coisa corporativa; de modo
que, em “Efésios”, o batismo vê a Igreja
localizada nos céus, através da morte e da
divina vivificação e ressurreição, juntamente
com Cristo. É algo muito mais pleno do que
apenas uma vida cristã individual. Você pode ser
batizado como um indivíduo, porém deve
reconhecer que Deus nunca pensa em você como um
indivíduo, nesse sentido; Ele nunca se refere a
você como uma pessoa isolada. Ele olha pra você
a partir do ponto de vista do Corpo como um
todo, e diz: “Quando você foi batizado, não foi
batizado apenas como um indivíduo; você foi
batizado como parte da Igreja, e na sua
ressurreição, você é visto do céu em sua relação
com a Igreja”. Por isso a posição mais elevada
de “Efésios” é esta _ que agora, sendo
vivificados e ressuscitados juntamente com
Cristo, e sentados nos lugares celestiais, é uma
questão aos outros crentes, e nessa relação,
você encontrará a sua plenitude. Você jamais
achará crescimento espiritual apenas como um
indivíduo separado, isolado, mas em relação com
os outros crentes. "Deus faz com que o
solitário viva em família”. (Sal. 68:6), e não
há qualquer dúvida sobre isto, independentemente
de você entender ou não, de aceitar ou não esta
doutrina, você pode provar rapidamente em
experiência que o nosso crescimento espiritual
realmente vem por meio de uma relação espiritual
e celestial verdadeira com os demais crentes.
Isto é provado pelo fato de que não é sempre
fácil para os coríntios viverem juntos por muito
tempo. Isto parece algo terrível de dizer, mas
você tem uma porção de outros fatores com os
quais terá que lidar. Se você fosse uma pessoa
comum neste mundo, poderia se sair muito bem,
porém, sendo cristão, você tem que enfrentar
toda força de Satanás trabalhando sobre qualquer
pedacinho de vida natural que ele possa
encontrar. Assim, ele gera dificuldade entre os
cristãos, os quais eles não teriam se não
estivessem numa posição celestial. Eles estão
encontrando forças nos lugares celestiais. Há o
atrito e a fricção, e todas as correntes da cruz
que tentam dividir os cristãos, mas que não
tentam dividir as outras pessoas, porque há
tanta coisa envolvida nessa unidade espiritual
verdadeira entre o povo do Senhor _ pelo Senhor
e contra Satanás. Satanás quebraria esta unidade
espiritual se ele pudesse. Ele sabe o que essa
unidade representa para ele, e o Senhor sabe o
que ela representa para Si próprio _ e daí as
dificuldades de os cristãos viverem juntos,
especialmente por um longo tempo.
Agora, qual é a
conclusão? Quando essas dificuldades aparecem,
devemos dizer: ‘É evidentemente necessário para
eu alcançar uma nova posição espiritual, chegar
ao topo disto. Se eu não desistir e largar mão,
devo chegar a um crescimento espiritual; tenho
que conhecer o Senhor numa forma nova, a fim de
obter mais graça, amor, paciência’. Isto é
crescimento espiritual, e isto vem através de
relacionamento. (Naturalmente, esta é apenas
uma forma; existem muitas outras pelas quais o
aumento espiritual vem por meio do
relacionamento) Se nós tão somente nos
mantivermos juntos em oração, há aumento
espiritual.
Você quer aumento
espiritual? Reconheça que o seu batismo não é
apenas uma coisa individual e pessoal, mas, do
ponto de visto da plenitude de Deus, é algo
corporativo. Você pode, em ‘Romanos’, ser
batizado individualmente para caminhar numa nova
vida, porém, quando você chega em ‘Efésios’, é
corporativo; a Igreja foi batizada, é uma Igreja
batizada; uma Igreja crucificada e ressuscitada,
e uma Igreja nos lugares celestiais que é de
significância espiritual; não uma coisa aqui; e
lá você chega no campo da grande plenitude de
Deus _ ‘Poderdes perfeitamente compreender, com
todos os santos, qual seja a largura, e o
comprimento, e a altura, e a profundidade, e
conhecer o amor de Cristo, que excede todo o
entendimento, para que sejais cheios de toda a
plenitude de Deus’. (Ef. 3:18-19). Isto é
plenitude, mas observe, isto é corporativo.
Devemos orar ao Senhor nos termos da oração do
apóstolo Paulo, para que os olhos do nosso
entendimento sejam iluminados. Quando
enxergarmos, está feito. O que precisamos é
enxergar, para que possamos conhecer a esperança do
nosso chamado.
Capítulo 3 _
Sujeição a Cristo como Cabeça
"Nele habita
corporalmente toda plenitude da Divindade, e
estais perfeitos nEle” (Col. 2:9-10).
"E Ele é a cabeça
do corpo, a igreja
é o princípio e o
primogênito dentre os mortos, para que em tudo
tenha a preeminência."
(Col. 1:18).
"que
é a cabeça de todo o principado e potestade;"
(Col. 2:10).
“...
E não ligado à
cabeça, da qual todo o corpo, provido e
organizado pelas juntas e ligaduras, vai
crescendo em aumento de Deus."
(Col. 2:19).
“...
Onde não há grego,
nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão,
bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo
em todos."
(Col. 3:11).
A Preeminência
Absoluta de Cristo
Colossenses 1 é a
maior e a mais magnífica afirmação na Bíblia a
respeito do Senhor Jesus, e, numa palavra, este
versículo resume tudo em Cristo. É um
maravilhoso descortinar do lugar que Cristo
ocupa em relação a todas as coisas, e,
naturalmente, este é o ponto de vista do qual
tudo tem que ser visto em relação ao Senhor
Jesus - Sua relação com todas as coisas; e o que
o apóstolo está procurando deixar bem claro,
devido àquilo que tinha se levantado para
originar esta carta, é que Cristo de forma
alguma é o segundo no universo de Deus. Ele não
vem num grau ligeiramente abaixo do lugar de
absoluta preeminência, muito embora fosse grande
a posição reconhecida a ele por aqueles contra
quem o apóstolo estava escrevendo. Eles estavam
muito bem preparados para dizer coisas
maravilhosas e grandes a respeito de Jesus, e
para conferir a Ele um lugar muito elevado;
porém, contudo, aquele lugar era menos do que a
absoluta preeminência. Assim, o apóstolo
escreveu esta carta com o objetivo principal de
revelar e declarar que o Senhor Jesus é
Supremo.
Você observa as
passagens acima fazendo referência à Sua
preeminência, e esta preeminência é vista nas
várias conexões como completa. Não há duas
cabeças, ou três cabeças no Deus do universo;
apenas uma cabeça é possível, e Cristo ocupa
esta posição em cada aspecto. Assim, é afirmado
aqui - “para que em tudo Ele tivesse a
preeminência”. Você não pode ter menos do que
isto. Quando você diz “tudo”, isto é final. Ele
é a cabeça de todas as coisas.
Nossa Posição
nessa Preeminência
O capítulo 2 nos
traz primeiramente para a nossa posição nessa
preeminência. Verso 9 e 10 são declarações da
nossa posição. "Nele habita corporalmente toda
plenitude de Deus, e nEle estais plenos” Agora,
isto é uma plenitude posicional. Isto apenas
significa que, por estarmos em Cristo, nós
chegamos ao lugar de plenitude, e fomos feitos
para permanecer em Cristo; estamos posicionados
nEle.
Nosso Progresso na
Posição
Porém, quando você
passa para o verso 19 do capítulo 2, é uma
questão de progresso, progresso na posição e em
razão desse relacionamento.
"E não ligado à
cabeça, da qual todo o corpo, provido e
organizado pelas juntas e ligaduras, vai
crescendo em aumento de Deus."
"Estais perfeitos
Nele”,
porém Nele você tem que crescer. Isto não é uma
contradição. Você está perfeito por causa de sua
posição, porém crescendo nessa plenitude por
causa do seu progresso espiritual. O
progresso é uma questão de se apropriar de tudo
aquilo que está em sua posição. Vemos em
Efésios a correspondência entre esta carta e o
livro de Josué. Quando o povo chegou a terra,
eles estavam na terra que manava leite e mel,
eles estavam num lugar onde toda plenitude
habitava, porém eles tinham que fazer algo a
respeito daquilo; e assim, descobrimos que era
uma questão de se tomar posse da herança,
avançando em plenitude para aquilo que eles já
tinham sido colocados posicionalmente; e isto é
exatamente o que temos aqui. "Crescer com o
aumento de Deus” é uma questão de se avançar
para se apropriar daquela posição, de aplicar e
fazer nosso a plenitude que herdamos em Cristo;
ou, para colocar isto mais próximo à figura do
Corpo e da Cabeça aqui nesta carta, é reter tudo
do Cabeça.
Agora, a tentação
que estava sendo apresentada a esses crentes
colossenses era abrir mão de Cristo como
Supremo, e o apóstolo deixou perfeitamente claro
que abrir mão da posição suprema de Cristo era
abrir mão da plenitude, e que eles tinham
que reter firme não apenas o Cristo pessoal - todas
essas pessoas estavam preparadas para reter
firme a Cristo, não o deixando escapar - mas
também a Ele como Cabeça, e assim reconheceram
que tudo vem da liderança de Cristo, somente
assim eles chegariam experimentalmente a Sua
plenitude.
A Aplicação
Prática do Senhorio de Cristo
Esta é apenas uma
declaração, porém o que ela significa é mostrado
no capítulo 3.
"Se ressuscitastes
com Cristo, procurai as coisas de cima, onde
Cristo está, assentado à destra de Deus. Pensai
nas coisas que são de cima e não nas que são da
terra. Pois morrestes, e a vossa vida está
escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que
é a nossa vida, se manifestar, então vos
manifestareis com ele em glória”.
Esta é a aplicação
prática do senhorio. “Morrestes”. – é
necessário colocar Cristo no Seu lugar.
“fostes
ressuscitados juntamente com Cristo”
- não separados Dele; não deixando algum espaço
para o governo próprio, para a direção própria,
para a auto-suficiência, ou seja qual expressão
possa ser. "Morrestes"; o teu próprio
senhorio sobre a tua vida morreu com você. Todos
os outros governos de tua vida morreram quando
você morreu. Você morreu para quaisquer outras
autoridades, para qualquer outro governante;
para qualquer outro tipo de direção, de governo,
de senhorio em princípio; você morreu para tudo,
exceto para o senhorio de Cristo; e na
ressurreição, você ressuscitou com Cristo.
“Juntamente com Cristo”; e agora, na
ressurreição, é Cristo quem é o Cabeça do Corpo,
da Igreja.
Enquanto isto tem
uma aplicação pessoal e individual, é a Igreja
que está em vista novamente. Este corpo eleito
de pessoas chamado de Igreja morreu para todos
os demais governos, da mesma forma como Israel
foi colocado a parte e sepultado na Babilônia.
Foi a crucificação - a morte e o sepultamento -
de Israel quando o cativeiro aconteceu. Eles
foram enviados para fora do local da benção da
Aliança, o local onde o Senhor estava, o
local da herança, o local onde tudo havia sido
providenciado para a sua existência. Eles foram
tirados dali, e por isso morreram e foram
sepultados, simplesmente porque seguiram outras
cabeças. A idolatria foi a causa; isto
significou que uma outra liderança, aquela de
Satanás, por meio dos deuses das nações, tinha
tomado o lugar de Deus, e Deus não iria tolerar
nenhuma outra liderança, de qualquer outro tipo.
Assim, Ele aniquilou e os enterrou na
Babilônia, e, quando houve um levantamento
daquela sepultura de um grupo que tinha
voltado, isto se deu debaixo do absoluto governo
do Senhor, e somente isso. Este é o princípio.
Era uma coisa corporativa, uma ressurreição
corporativa, e em sujeição a apenas uma cabeça.
A partir daquele momento, seja lá o que Israel
tinha se tornado, embora tivessem falhado, nunca
mais a idolatria foi encontrada entre eles.
Israel foi curado da idolatria - isto é, de uma
outra cabeça. Você percebe o princípio.
Agora, aqui está a
Igreja, o povo eleito, que morreu e foi
sepultado para todos os outros governos; e
estar na Igreja ressurreta implica nisso, que
não é algo opcional absolutamente. Não é uma
opção - quer gostemos ou não - é algo
estabelecido, você não pode entrar
verdadeiramente no significado do Corpo de
Cristo e ter qualquer outro governo além do
governo de Cristo, qualquer outra liderança além
da liderança de Cristo. Isto está implícito na
ressurreição. Assim, “Se... ressuscitastes
juntamente com Cristo, buscai as coisas que são
de cima, onde Cristo está assentado à destra de
Deus”. Aqui Cristo como Cabeça está assentado à
direita de Deus. Isto significa que Ele recebeu
a posição de absoluta autoridade. Não há mais
nada a ser feito sobre isto, nada a ser
acrescentado. Está acabado, é final. Ele está
assentado na mais completa autoridade. Ele está
no trono. E esta é a posição da Igreja, e a
Igreja em cada aspecto tem que ser trazida a
esta posição onde toda direção, todo governo,
todas as decisões, são tomadas a partir da
Cabeça, tudo faz referência à Cabeça, a vida
como um todo tem que estar submissa à Cabeça.
Não pode haver vontade própria, nem escolha
própria, nem direção própria, nada que venha de
outro comando. Não há divisão na mente de Deus
entre a nossa vontade natural e a vontade de
satanás - elas são a mesma. Satanás colocou a
sua vontade na essência da criação caída. É uma
criação egoísta trabalhando contra Deus, e isto
vem do Diabo. Assim, tudo agora tem que ser
transferido para a Cabeça, e tomado a partir da
Cabeça, para que haja qualquer crescimento
espiritual.
É prático.
"Morrestes”. "Ressuscitastes"; "Cristo que é a
nossa vida”. Essas são afirmações de fato,
extremas e absolutas. Por isso, "buscai as
coisas de cima"; por isso "mortificai os vossos
membros que estão sobre a terra... pois já vos
despistes do velho homem, e vos revestistes do
novo”. Col. 3:5-10. Você vê as coisas que devem
ser colocadas de lado, porque você se vestiu do
novo homem. É uma nova posição com um novo
governo em todas as áreas, e uma completa
submissão a Ele em todas as coisas. Esta é a
maneira de progredir na plenitude para a qual
fomos trazidos posicionalmente.
Capítulo 4 _
Vivendo nos Lugares Celestiais
Ef.
1:3,20; 2:6; 3:10; 6:12; 1:6,9-10; 3:11,21.
Meditando no
assunto de crescimento espiritual, como visto
nas epístolas de Paulo, quando passamos por esta
carta aos Efésios, entramos num campo
inteiramente novo. É como passar de um mundo
para o outro. Em ‘Coríntios’ encontramos tudo
ligado à terra, de uma forma carnal e almática,
e todas as características que encontramos aí é
devido à uma vida cristã terrena. Em ‘Gálatas’
encontramos ainda coisas ligadas à terra, porém
desta vez numa forma religiosa. Quando passamos
para ‘Efésios’, as amarras terrenas acabam. A
única palavra que governa é ‘os lugares
celestiais’. É um novo campo com um novo fator
de tempo. Passamos das coisas terrenas para as
celestiais, e do tempo para a eternidade.
Queremos compreender, tanto quanto nos é
possível, o que isto significa.
O Efeito Limitador
das Coisas ‘sobre a Terra’
Podemos,
naturalmente, concluir de imediato que, se os
nossos horizontes ficam para traz e se esta é a
nossa condição, isto pode seguramente significar
crescimento espiritual. Mas como? Se quisermos
interpretar esta palavra ‘celestiais’ de uma
forma prática, encontramos a chave no verso 3 do
primeiro capítulo da carta _ "...nos abençoou
com toda sorte de bênçãos espirituais nos
lugares celestiais em Cristo”. Significa que
agora, neste campo da vida do cristão, os
valores espirituais são preeminentes. Isto é
facilmente visto pela comparação com as duas
cartas anteriores. Em ‘Coríntios’ os valores
espirituais não eram realmente preeminentes.
Interesses pessoais governavam aí. Tudo era
julgado a partir do ponto de vista da vantagem
para as pessoas em questão, e do seu efeito
sobre elas aqui nesta vida terrena. Até mesmo as
coisas espirituais eram puxadas para baixo, os
dons espirituais eram arrastados para o campo
onde as pessoas podiam tirar proveito elas
mesmas.
Na carta de
gálatas a mesma coisa é verdadeira, porém do
ponto de vista da religião. Tudo é trazido para
baixo, para a terra. O Apóstolo coloca o seu
dedo sobre o coração da questão quando disse dos
judaizantes que estavam capturando os crentes
gálatas, pois queriam se gloriar na carne
(Gal. 6:13); isto é; a fim de que eles pudessem
ser capazes de levantar a cabeça e dizer, ‘ Vejam
quantos convertidos nós temos! Vejam que sucesso
é o nosso movimento, quantas pessoas estão se
juntando a nós!' E ele coloca isto contra a
ofensa da cruz. A ofensa da cruz é que não há
nada do que se gloriar na carne. Toda
glorificação na carne, até mesmo de forma
religiosa, é removida pela cruz. Há uma vida
religiosa terrena que quer fazer do cristianismo
algo daqui, visto e sentido. É uma ‘igreja
terrena’.
Somente o Valor
Espiritual Conta para Deus
Assim, aqui,
quando chegamos à posição de ‘Efésios’, somos
imediatamente apresentados à preeminência de
valores espirituais. É isto o que significa ‘nos
lugares celestiais’ - como as coisas são vista
de cima; não o que elas parecem ser do ponto de
vista terreno, não como nós as medimos e as
pesamos aqui de baixo, na terra, mas como elas
são do ponto de vista do céu, como o Senhor
elevado nas alturas as vê. É isto que governa
toda esta carta, em cada ponto - valor
espiritual; não números, não o que os homens
chamam de sucesso, não todas essas coisas que
são de muita importância para as pessoas aqui,
mas apenas aquilo que tem valor para Deus; e
isto é valor espiritual.
"Tem-nos abençoado
com toda sorte de bênçãos espirituais”, ou, mais
propriamente e literalmente, “todas as bênçãos
do Espírito”. Vimos como Paulo buscava, tanto
com os coríntios quanto com os gálatas, levá-los
para a posição onde o Espírito era a grande e
dominante realidade. Agora aqui esta realidade
é trazida plenamente à vista, onde o espiritual
importa mais do que qualquer outra coisa. Assim,
se quisermos crescimento espiritual, se
realmente estivermos indo para esta plenitude
maior, teremos que abandonar esses padrões
terrenos, e julgamentos e interesses, e chegar à
posição onde, afinal de contas, nada mais
importa do que o valor espiritual. Até que ponto
uma coisa tem valor aos olhos do Senhor? Podemos
tomar como certo de que somente o valor
espiritual importa para Deus.
Conhecimento de
Cristo no Céu, a Medida do Valor Espiritual.
Cristo está no
céu. Devemos conhecê-Lo agora apenas de uma
forma espiritual, e não mais segundo a carne.
Não O conhecemos como os homens se conhecem uns
aos outros na terra. Ele verdadeiramente disse:
“O mundo não me verá mais, mas vós me vereis"
(Jo 14:19). Para o momento, isto levantou uma
questão para os discípulos: eles não podiam
entendê-Lo. Eles disseram: “Senhor, de onde vem
que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?”
Eles entenderam isto mais tarde perfeitamente.
Cristo somente pode ser verdadeiramente
conhecido agora somente de forma espiritual; Ele
está no céu. Assim, aqui novamente a grande
frase é “nos lugares celestiais em Cristo”; isto
é, o grande valor espiritual é Cristo conhecido
numa forma espiritual. Crescimento é uma questão
de conhecimento de Cristo. “E conhecereis a
verdade e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32).
Paulo tentou fazer os gálatas verem isto. Suas
epístolas estão cheias do nome ‘Cristo’ - a
epístola aos gálatas mais do que qualquer outra.
Formas Terrenas
não devem Governar
Agora, a carta aos
Efésios começa - não apenas termina - com
isto: “...todas as bênçãos espirituais em
Cristo”. Isto é, conhecer Cristo de forma
espiritual é o caminho do crescimento
espiritual; não há outra forma na qual podemos
verdadeiramente conhecê-Lo. Assim, em ‘Efésios’
encontramos esta idéia do espiritual. O Espírito
e “espiritual” ocorrem freqüentemente nesta
carta. O toque terreno, temos dito, é severo.
Este toque terreno visto na carta aos Coríntios
significa divisão - “Eu sou de Paulo, de Apolo,
de Pedro”: partidos, círculos, sectarismos,
dividindo o Corpo. Este é o aspecto terreno e o
toque terreno, e nós sempre entramos nesta área
de divisões se tocarmos uns aos outros neste
nível terreno. Em ‘Coríntios’ e em ‘Gálatas’ é -
Judeu e Grego, servo e livre, macho e fêmea
(Gal. 3:28). Este é o toque terreno, as divisões
da vida terrena. Mas ‘nos lugares celestiais’
não há toque terreno, e isto resulta em não
haver homem terreno. Aqui em ‘Efésios’ temos
contato com o homem espiritual, Cristo, e,
então, com o ‘novo homem’. Aqui não há judeu,
nem grego: não é Judeu e Grego trazido juntos em
amizade; aqui não há servo e livre; aqui não há
nenhuma daquelas divisões absolutamente, mas um
novo homem em Cristo. "Ele nos fez um, e
derrubou a parede de divisão... para criar em Si
mesmo dos dois um novo homem”. (Ef. 2:14) Assim,
isto espiritualmente e celestialmente significa
que conhecemos os crentes somente em Cristo. Nós
não os conhecemos por aquilo que eles são em si
mesmos, nem pelo que são religiosamente - se
pertencem a esta ou a aquela, ou não pertencem a
este ou a aquele. Essas coisas não entram em
consideração absolutamente. Conhecemos os irmãos
em Cristo, e a medida da nossa unidade prática
será a medida de Cristo. Nós vamos até onde
podemos com a medida espiritual de cada um;
fazemos disso a coisa que governa.
Agora, se temos
que nos aprofundar e ampliar na comunhão,
devemos crescer em medida espiritual. O
crescimento espiritual resultará numa expressão
mais plena de comunhão. Este é o ensino desta
carta.
O crescimento
espiritual, então, é uma questão de se
distanciar do nível do velho homem, ‘das coisas
terrenas’, no sentido dos coríntios - e até mesmo
religiosamente, no sentido dos gálatas _ para as
coisas celestiais, neste sentido, de modo que
Cristo conhecido na forma espiritual seja o
terreno onde vivemos. Outras coisas não
governam, absolutamente; é o próprio Senhor e as
coisas que são espirituais que predominam
conosco. Este é o terreno celestial. Há muito
mais, naturalmente, nesta carta, porém isto é
apenas um começo.
Apenas Valores
Espirituais nos Importam
Bem, agora, o que
é mais importante para mim? Onde estou vivendo?
É neste miserável campo terreno de pessoas e
coisas aqui em baixo, ou é no campo de Cristo? É
a vida espiritual e os valores espirituais que
interessa? Se pudermos nos levantar aí e
verdadeiramente dizer ‘não me importa nem um
pouquinho como alguma coisa me afeta
pessoalmente; a questão é: - Quanto do
Senhor há nisto? Quanto pode haver para Ele? Eu
não sou influenciado pelo relacionamento com as
pessoas aqui em baixo; tomo o campo mais
elevado dos lugares celestiais e os encontro,
não como isto, aquilo ou alguma coisa mais de
acordo com a designação terrena, mas eu os
encontro em Cristo, o novo homem’.
Naquele nível não
há nada que impeça o crescimento espiritual. A
medida espiritual não é uma questão relacionada
aqui em baixo, mesmo que para o Senhor - seu
sucesso, seu apoio, - mas apenas quanto se está
respondendo ao pensamento pleno de Deus de uma
forma espiritual. É isto o que importa, e isto é
um terreno espiritual. Nós bem sabemos que
se as pessoas estiverem mais preocupadas com a
manutenção de alguma coisa para o Senhor
nesta terra - manter as coisas caminhando,
construir, fazer que sejam bem sucedidas - essas pessoas
estão num campo de limitação espiritual, e
enquanto elas não forem completamente libertas
de tais considerações com apenas uma questão.
Até que ponto isto está respondendo à mente
plenamente revelada do Senhor? E se não forem
governadas somente por isso, não pode haver real
progresso e crescimento espiritual. Não é
verdade?
E é impressionante
que as pessoas que estão realmente amarradas com
alguma coisa - alguma organização, alguma obra,
alguma sociedade, alguma missão, alguma
instituição - mesmo que seja para o Senhor com
toda sinceridade - se este for o horizonte dessas
pessoas, se isto constituir o mundo delas, elas
estão limitadas espiritualmente. Elas irão até
um certo ponto espiritualmente, não mais. Estão
amarradas às suas próprias cercas terrenas, as
cercas de algo em particular. Saia dessas
coisas, vá para a vastidão eterna de Deus, do
propósito eterno, e verá que todas as cercas vem
abaixo e o crescimento espiritual toma lugar. É
a única forma.
O que o Senhor
procura? Não apenas coisas boas para Ele
mesmo, embora sejam boas; Ele procura nada menos
do que a grande síntese de todas as coisas que
está em Cristo. Ef. 1:10).
FIM
*A
tradução deste estudo foi feita voluntariamente por Valdinei N. da
Silva, que, por reconhecer a excelência do conteúdo, coloca o mesmo ao alcance da Igreja de
Cristo, para sua edificação. Peço aos irmãos que possuírem
conhecimentos mais aprofundados em tradução, que colaborem, enviando as
suas preciosas observações e retificações para:
valdineibr@gmail.com
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