Vendo Cristo por Revelação
 

 

T. Austin-Sparks

 

O Senhor Jesus é o resumo de todos os pensamentos divinos, e a encarnação é a expressão suprema deste único pensamento de Deus, para ser verdadeiramente, adequadamente, completamente, perfeitamente representado; tanto que foi possível ao Senhor Jesus Cristo dizer, “Quem tem visto a mim tem visto o Pai” (Jô.14.9). Aí está o mistério de Cristo.

Qual é o mistério de Cristo? O mistério de Cristo é Deus vendado nesta Representatividade. Aqui está Deus em representação; mas como muitos o viram? “Aquele que tem visto a mim tem visto o Pai” Mas eu penso que esta palavra “visto” significa algo muito mais do que apenas olhar para Ele como um homem. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.” E Jesus disse a Pedro: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne nem sangue que te revelou, mas meu Pai que está no céu” (Mat.16:13-17) Isto é o que significa ver; é por revelação. É isto que é mistério. O fato está lá, a verdadeira representação ou representatividade de Deus em pessoa, ainda irreconhecido, não visto.

Agora, a Ressurreição e o pentecoste parecem a mim ter significado apenas esta única coisa: a visão de Cristo. Você lembra que quando Ele foi considerado morto e enterrado, até mesmo os discípulos estavam em desespero negro e sem fé e esperança, e alguns foram pelo caminho de Emaús, muito tristes de fato; e suas palavras eram, “Nós esperávamos que fosse Ele quem deveria remir Israel” (lucas 24.21). Porém antes que chegasse o final deste episódio, é nos dito que Jesus lhes abriu a compreensão, para que eles pudessem conhecer as Escrituras. Tendo tomado as Escrituras a partir do início, e falado das coisas a seu respeito, Ele lhes abriu o entendimento, e foi apenas isto que estava marcando as suas aparições durante os quarenta dias após sua ressurreição.

Eles estavam em algum caminho completamente novo para vê-lo. Oh, não agora apenas fisicamente, que Ele estava vivo, que Ele tinha um corpo; não foi apenas isto que estava sendo gerado neles muito poderosamente. Eles estavam vendo QUEM Ele era; o mistério de sua pessoa estava se desvendando. Eles o estavam vendo, e o dia de Pentecoste pareceu ter trazido isto a um completo nascimento. Os quarenta dias estavam se movendo até aquele dia, e então, naquele dia, pela vinda do Espírito Santo, a obra estava consumada, e na chama cheia de quem Ele era, a Igreja nasceu. A Igreja nasceu- sim pelo Espírito Santo – mas também pelo desvendar do Espírito Santo aos homens sobre quem Jesus era afinal de contas. Foi assim que cada um entrou para a Igreja. Eles viram por uma operação do Espírito Santo quem Jesus era. Foi assim que Paulo entrou para a Igreja, no caminho para Damasco; ele viu quem Jesus de Nazaré era. No dia de Pentecoste, Pedro levantou-se com os onze, e pelo poder do Espírito Santo eles abriram suas bocas, e a declaração espontânea foi apenas sobre quem Jesus era. Eles são homens com uma nova revelação.

Oh, eu sei, do nosso ponto de vista fundamentalista, isto não é muita coisa. Eu realmente não suponho que haja alguém aqui que não acredite que Jesus era o Filho de Deus, Deus manifesto em carne. Todos vocês acreditam nisto, com um pouquinho de sua fé; mas qual é o efeito disso? Qual foi o efeito disso no princípio? O testemunho, a representação, não é simplesmente atestar fatos históricos, nem doutrinas históricas. Quando eles partiram como testemunhas de Jesus, não foi apenas para dizer coisas que, enquanto fossem verdadeiros, fossem apenas verdades. Eles saíram no poder de terem VISTO, terem tido seus olhos abertos para o Senhor Jesus.

É como se eles tivessem sido homens que se moviam nas sombras durante aqueles anos, tateando, às vezes sentindo uma segurança, uma certa quantidade de certeza, mas então questionamentos, incertezas que vinham, sombras em todo o tempo. Mas finalmente os céus haviam chegado, uma chama quebrou completamente, e eles viram. Foi à luz disto que eles foram constituídos testemunhas, representantes. Foi à luz disto que a Igreja nasceu. Foi à luz disto que a Igreja seguiu tão eficientemente o seu caminho caminho. O fato foi que, seja aonde eles chegassem, era o impacto de Deus em Cristo por meio deles.. A presença deles mexeram com  o inferno, porque o inferno sentiu novamente – Deus está aqui!

 

 

*A tradução deste estudo foi feita voluntariamente por Valdinei N. da Silva, coloca o mesmo ao alcance da Igreja de Cristo, para sua edificação. Peço aos  irmãos  que possuírem conhecimentos mais aprofundados em tradução, que colaborem, enviando as suas preciosas observações e retificações para: valdineibr@gmail.com 

 

 

Texto em Inglês:

 

by T. Austin-Sparks

 

He (the Lord Jesus) is the sum of all Divine thoughts, and the Incarnation is the supreme expression of this one thought of God, to be truly, adequately, fully, perfectly represented; so that it was possible for the Lord Jesus to say, ''He that hath seen Me hath seen the Father'' (John 14:9). There is the mystery of Christ.

What is the mystery of Christ? The mystery of Christ is God veiled in this Representative. Here is God in representation, but how many saw Him? ''He that hath seen Me hath seen the Father.'' But I think that word ''seen'' means something very much more than just looking upon Him as a man. Peter said, ''Thou art the Christ, the Son of the living God." And He said, ''Blessed art thou, Simon Bar-Jonah: for flesh and blood hath not revealed it unto thee, but my Father Who is in heaven'' (Matt 16:13-17). That is what it means to see; it is by revelation. It is that which is the mystery. The fact is there, the true representation or representative of God in person, yet unrecognized, unseen.

 Now, the Resurrection and Pentecost seem to me to have meant just this one thing, the seeing of Christ. You remember when He was considered dead and buried, even disciples were in black despair and eclipse of faith and hope, and some went on the way to Emmaus very sad indeed; and their words were, ''We hoped that it was He Who should redeem Israel'' (Luke 24:21). But before the end of that episode was reached, we are told that He opened their understanding that they might know the Scriptures. Having taken up the Scriptures right from the beginning and spoken to them things concerning Himself, He opened their understanding, and it was just that that was marking His appearances during the forty days after His resurrection.

They were in some altogether new way coming to see Him. Oh no, not now physically merely, that He was alive, that He had a body; it was not merely this that was being borne in upon them very powerfully. They were seeing Him - Who He was; the mystery of His Person was breaking down. They were seeing Him, and the day of Pentecost seemed to bring that through to full birth. The forty days were moving up to that day, and then on that day by the coming of the Holy Spirit the thing was consummated, and in the full blaze of Who He was the Church was born. It seems to me that the Church was born - yes, by the Holy Spirit, but by the Holy Spirit's breaking open to men who Jesus was after all. It seems to me that is how every one came into the Church. They saw by an operation of the Holy Spirit Who Jesus was. That is how Paul came in on the Damascus road; he saw who Jesus of Nazareth was. On the day of Pentecost, Peter stood up with the Eleven, as under the power of the Holy Spirit they opened their mouths, and the spontaneous declaration was all about Who Jesus was, and they are men in a new revelation.

Oh, I know from our fundamentalist standpoint, this is nothing very much. I do not suppose there is one here who does not believe that Jesus was the Son of God, God manifest in the flesh. You all believe that as a bit of your faith; but what is the effect of it? What was the effect of that at the beginning? The witnessing, the representation, is not just attesting historical facts, nor doctrinal facts. When they went out as witnesses unto Him, it wasn’t just to say things which, while they were true, were only truths. They went out in the power of having seen, having had their eyes opened to the Lord Jesus.

It was as though they had been men moving in the shadows during those years, groping, sometimes feeling an assurance, a certain amount of certainty, but then questionings, uncertainties coming in, shadows all the time. But at last the heavens were rent, the blaze broke through, and they saw. It was in the light of that they were constituted witnesses, representatives. It was in the light of that the Church was born. It was in the light of that the Church went on its way so effectively. The fact was that, wherever they came, it was the impact of God in Christ by their presence. Their presence stirred hell, because hell felt anew - God is here!

 

 

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.

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