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Vendo Cristo por Revelação
T. Austin-Sparks
O Senhor Jesus é o resumo
de todos os pensamentos divinos, e a encarnação
é a expressão suprema deste único pensamento de
Deus, para ser verdadeiramente, adequadamente,
completamente, perfeitamente representado; tanto
que foi possível ao Senhor Jesus Cristo dizer,
“Quem tem visto a mim tem visto o Pai”
(Jô.14.9). Aí está o mistério de Cristo.
Qual é o mistério de
Cristo? O mistério de Cristo é Deus vendado
nesta Representatividade. Aqui está Deus em
representação; mas como muitos o viram? “Aquele
que tem visto a mim tem visto o Pai” Mas eu
penso que esta palavra “visto” significa algo
muito mais do que apenas olhar para Ele como um
homem. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do
Deus vivo”.” E Jesus disse a Pedro:
“Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque
não foi carne nem sangue que te revelou, mas meu
Pai que está no céu” (Mat.16:13-17) Isto é o que
significa ver; é por revelação. É isto que é
mistério. O fato está lá, a verdadeira
representação ou representatividade de Deus em
pessoa, ainda irreconhecido, não visto.
Agora, a Ressurreição e o
pentecoste parecem a mim ter significado apenas
esta única coisa: a visão de Cristo. Você lembra
que quando Ele foi considerado morto e
enterrado, até mesmo os discípulos estavam em
desespero negro e sem fé e esperança, e alguns
foram pelo caminho de Emaús, muito tristes de
fato; e suas palavras eram, “Nós esperávamos que
fosse Ele quem deveria remir Israel” (lucas
24.21). Porém antes que chegasse o final deste
episódio, é nos dito que Jesus lhes abriu a
compreensão, para que eles pudessem conhecer as
Escrituras. Tendo tomado as Escrituras a partir
do início, e falado das coisas a seu respeito,
Ele lhes abriu o entendimento, e foi apenas isto
que estava marcando as suas aparições durante os
quarenta dias após sua ressurreição.
Eles estavam em algum
caminho completamente novo para vê-lo. Oh, não
agora apenas fisicamente, que Ele estava vivo,
que Ele tinha um corpo; não foi apenas isto que
estava sendo gerado neles muito poderosamente.
Eles estavam vendo QUEM Ele era; o mistério de
sua pessoa estava se desvendando. Eles o estavam
vendo, e o dia de Pentecoste pareceu ter trazido
isto a um completo nascimento. Os quarenta dias
estavam se movendo até aquele dia, e então,
naquele dia, pela vinda do Espírito Santo, a
obra estava consumada, e na chama cheia de quem
Ele era, a Igreja nasceu. A Igreja nasceu- sim
pelo Espírito Santo – mas também pelo desvendar
do Espírito Santo aos homens sobre quem Jesus
era afinal de contas. Foi assim que cada um
entrou para a Igreja. Eles viram por uma
operação do Espírito Santo quem Jesus era. Foi
assim que Paulo entrou para a Igreja, no caminho
para Damasco; ele viu quem Jesus de Nazaré era.
No dia de Pentecoste, Pedro levantou-se com os
onze, e pelo poder do Espírito Santo eles
abriram suas bocas, e a declaração espontânea
foi apenas sobre quem Jesus era. Eles são homens
com uma nova revelação.
Oh, eu sei, do nosso ponto
de vista fundamentalista, isto não é muita
coisa. Eu realmente não suponho que haja alguém
aqui que não acredite que Jesus era o Filho de
Deus, Deus manifesto em carne. Todos vocês
acreditam nisto, com um pouquinho de sua fé; mas
qual é o efeito disso? Qual foi o efeito disso
no princípio? O testemunho, a representação, não
é simplesmente atestar fatos históricos, nem
doutrinas históricas. Quando eles partiram como
testemunhas de Jesus, não foi apenas para dizer
coisas que, enquanto fossem verdadeiros, fossem
apenas verdades. Eles saíram no poder de terem
VISTO, terem tido seus olhos abertos para o
Senhor Jesus.
É como se eles tivessem sido homens que se
moviam nas sombras durante aqueles anos,
tateando, às vezes sentindo uma segurança, uma
certa quantidade de certeza, mas então
questionamentos, incertezas que vinham, sombras
em todo o tempo. Mas finalmente os céus haviam
chegado, uma chama quebrou completamente, e eles
viram. Foi à luz disto que eles foram
constituídos testemunhas, representantes. Foi à
luz disto que a Igreja nasceu. Foi à luz disto
que a Igreja seguiu tão eficientemente o seu
caminho caminho. O fato foi que, seja aonde eles
chegassem, era o impacto de Deus em Cristo por
meio deles.. A presença deles mexeram com
o inferno, porque o inferno sentiu novamente –
Deus está aqui!
*A
tradução deste estudo foi feita voluntariamente por Valdinei N. da
Silva, coloca o mesmo ao alcance da Igreja de
Cristo, para sua edificação. Peço aos irmãos que possuírem
conhecimentos mais aprofundados em tradução, que colaborem, enviando as
suas preciosas observações e retificações para:
valdineibr@gmail.com
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Texto em Inglês:
by T. Austin-Sparks
He (the Lord Jesus) is the sum of all Divine
thoughts, and the Incarnation is the supreme
expression of this one thought of God, to be
truly, adequately, fully, perfectly represented;
so that it was possible for the Lord Jesus to
say, ''He that hath seen Me hath seen the Father''
(John 14:9). There is the mystery of Christ.
What is the mystery of Christ? The mystery of
Christ is God veiled in this Representative.
Here is God in representation, but how many saw
Him? ''He that hath seen Me hath seen the Father.''
But I think that word ''seen'' means something
very much more than just looking upon Him as a
man. Peter said, ''Thou art the Christ, the Son
of the living God." And He said, ''Blessed art
thou, Simon Bar-Jonah: for flesh and blood hath
not revealed it unto thee, but my Father Who is
in heaven'' (Matt 16:13-17). That is what it
means to see; it is by revelation. It is that
which is the mystery. The fact is there, the
true representation or representative of God in
person, yet unrecognized, unseen.
Now, the Resurrection and Pentecost seem
to me to have meant just this one thing, the
seeing of Christ. You remember when He was
considered dead and buried, even disciples were
in black despair and eclipse of faith and hope,
and some went on the way to Emmaus very sad
indeed; and their words were, ''We hoped that it
was He Who should redeem Israel'' (Luke 24:21).
But before the end of that episode was reached,
we are told that He opened their understanding
that they might know the Scriptures. Having
taken up the Scriptures right from the beginning
and spoken to them things concerning Himself, He
opened their understanding, and it was just that
that was marking His appearances during the
forty days after His resurrection.
They were in
some altogether new way coming to see Him. Oh
no, not now physically merely, that He was alive,
that He had a body; it was not merely this that
was being borne in upon them very powerfully.
They were seeing Him - Who He was; the mystery
of His Person was breaking down. They were
seeing Him, and the day of Pentecost seemed to
bring that through to full birth. The forty days
were moving up to that day, and then on that day
by the coming of the Holy Spirit the thing was
consummated, and in the full blaze of Who He was
the Church was born. It seems to me that the
Church was born - yes, by the Holy Spirit, but
by the Holy Spirit's breaking open to men who
Jesus was after all. It seems to me that is how
every one came into the Church. They saw by an
operation of the Holy Spirit Who Jesus was. That
is how Paul came in on the Damascus road; he saw
who Jesus of Nazareth was. On the day of
Pentecost, Peter stood up with the Eleven, as
under the power of the Holy Spirit they opened
their mouths, and the spontaneous declaration
was all about Who Jesus was, and they are men in
a new revelation.
Oh, I know from our fundamentalist standpoint,
this is nothing very much. I do not suppose
there is one here who does not believe that
Jesus was the Son of God, God manifest in the
flesh. You all believe that as a bit of your
faith; but what is the effect of it? What was
the effect of that at the beginning? The
witnessing, the representation, is not just
attesting historical facts, nor doctrinal facts.
When they went out as witnesses unto Him, it
wasn’t just to say things which, while they were
true, were only truths. They went out in the
power of having seen, having had their eyes
opened to the Lord Jesus.
It was as
though they had been men moving in the shadows
during those years, groping, sometimes feeling
an assurance, a certain amount of certainty, but
then questionings, uncertainties coming in,
shadows all the time. But at last the heavens
were rent, the blaze broke through, and they saw.
It was in the light of
that
they were constituted witnesses, representatives.
It was in the light of
that
the Church was born. It was in the light of
that
the Church went on its way so effectively. The
fact was that, wherever they came, it was the
impact of God in Christ by their presence. Their
presence stirred hell, because hell felt anew -
God is here!
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Em
consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo
que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos
não possuem copirraite. Portanto, você está livre para
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