JUNTAMENTE COM ELE E COM TODOS OS SANTOS

 

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado

pelo auxílio de todas as juntas..."

Efésios 4.16.

 

O texto de Isaías capítulo 53, no verso 6, mostra como cada um de nós vivíamos antes de sermos resgatados pelo Senhor: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho".

Andávamos só. Cada um de nós vivia na vaidade da sua própria mente, entenebrecido no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que havia em nós, pela dureza dos nossos próprios corações (Ef. 4.18).

Cada um de nós fazia o que parecia bem aos nossos próprios olhos (Jz. 21.25). Fazia a vontade da carne e dos pensamentos (Ef. 2.3). Um caminho que aos nossos olhos parecia direito, mas o fim dele levava para a morte (Pv. 14.12).

Quando Jesus foi levantado da terra naquela cruz, Ele atraiu a todos nEle (Jo. 12.32). Todos os filhos de Deus que andavam dispersos foram congregados nEle (Jo 11.52). Fomos unidos a Ele na semelhança da sua morte e ressurreição (Rm. 6.5).

Em Efésios capítulo 2, nos versos 5 e 6 nos dizem algo muito precioso a partir de sua ressurreição: "nos vivificou juntamente com Cristo..., e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus".

Esta palavra "juntamente" é muito significativa para nós agora. Ela quer dizer que a partir do nosso batismo na morte de Cristo, não há mais separação. Tudo o que aconteceu com Cristo aconteceu com todos os santos igualmente.

Juntamente com Ele fomos ressuscitados, e juntamente com Ele fomos glorificados (Rm 8.30). Não só estamos unidos a Ele, mas também temos uma confluência com Ele (Jo. 7.38).

Ele nos fez um com Ele, e um com todos os irmãos. Agora estamos ligados, unidos por um só Corpo.

Se fôssemos apenas membros do Corpo de Cristo, poderíamos pensar que cada um de nós poderia funcionar independentemente. Que cada membro pode agir por si só. Somos membros do Corpo de Cristo, mas também membros uns dos outros.

Isto nos ensina que necessitamos da justa operação de cada parte, do funcionamento de cada membro do Corpo de Cristo. É necessário que cada membro funcione, para que todos sejam efetivos no Corpo.

Se a mão pudesse fazer a sua função sem o braço, poderia então funcionar individualmente. Se mesmo os dois pudessem funcionar sem o antebraço, poderiam funcionar individualmente, mas não podem.

Um membro não pode crescer independente de outro. O Senhor fez com que fossemos edificados juntamente: "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" Efésios 2.22.

O Senhor disse que nada podemos fazer sem Ele (Jo 15.5), e nada podemos verdadeiramente sem a Cabeça. E Ele nos diz que não pode dizer que não necessita de nós. Para que Ele, como a Cabeça do Corpo possa funcionar, Ele necessita de cada membro (I Coríntios 12.21).

Diante disso vemos a extrema necessidade, com todos os santos, de guardarmos a Unidade do Espírito feita por Jesus naquela cruz. Não é uma unidade que temos que fazer, apenas guardar o que está feito; permanecermos nEle.

Retornar