LEMBRANDO DE JESUS

 

 

Paulo quando estava perto da sua partida para estar com o Senhor (II Tim. 4.6), escreve a sua última carta e a sua segunda endereçada a Timóteo, seu companheiro de ministério. Ele tanto via que a sua partida estava próxima, como também a decadência na igreja em Éfeso onde Timóteo estava. Tanto é assim que 30 anos depois, cerca do ano 97 DC, João escreve o que Jesus viu na igreja de Éfeso quando disse: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras" Apocalipse 2.4-5.

Pela carta, Timóteo também caminhava junto na mesma decadência e Paulo o estimula a despertar e perseverar. Já na saudação ele usa além das costumeiras palavras graça e paz, a palavra misericórdia. Há um tempo em que a graça e a paz só são possíveis através da misericórdia de Deus. São tempos em que tem que haver um socorro de Deus, e para acharmos graça, temos que alcançar primeiro misericórdia no trono da graça (Heb. 4.16).

O que na primeira carta a Timóteo Paulo já vê algo acontecendo e o avisa, na sua segunda carta Paulo já vê a necessidade de exortar a Timóteo a perseverar e a despertar de um sono aparente: "Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim..." II Timóteo 1.6-8.

Na continuação Paulo exorta a Timóteo a se fortificar na graça que há em Cristo Jesus, e o que dele tinha ouvido, confia-o a homens fiéis, para que esses possam ensinar a outros (II Tim. 2.1-2). A carreira cristã tem muitos obstáculos e batalhas, e para perseverarmos e guardarmos firmes a nossa confiança e a glória da esperança até o fim (Heb. 3.6), e somente assim podemos ver completa a salvação (Mat. 24.13), é necessário nos fortificarmos na graça que há em Cristo Jesus que é a nossa vida. Nos fortalecermos no Senhor e na força do seu poder, porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades nos lugares celestiais (Ef. 6.10-12).

Mas há uma expressão que queremos destacar nesta carta, que é quando Paulo diz "Lembra-te de Jesus Cristo..." (II Tim. 2.8). Como lembrar de Jesus? Timóteo tinha esquecido Jesus? Não é isso, em seguida ele complementa: "... que é da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho". Em tempos de decadência temos que ser estimulados a nos lembrar do reino.

Se tomarmos o texto isolado vamos criar confusão. Numa outra versão diz: "Lembra-te de que Jesus Cristo é da descendência de Davi, e que ressuscitou dentre os mortos". Deus fez uma promessa a Davi de sempre ter um descendente seu no trono, e quando Deus fez esta promessa Ele estava falando de Jesus (Sal. 132.11). O que Paulo estava dizendo a Timóteo é o seguinte: - Lembra-te de que a promessa do trono eterno e do reino a Davi foram feitas para Jesus, e que isso sem dúvida alguma irá acontecer, tanto é assim que Deus deu testemunho ressuscitando-O dos mortos.

Paulo estimula Timóteo e a nós que Jesus está assentado à destra do trono da majestade nas alturas, mas no dia determinado Ele virá assumir o seu trono e reinar, e os vencedores reinarão com Ele. Há ainda um reino e um trono a ser estabelecido por Deus e isto nos estimula a perseverarmos até o fim, e sermos vencedores. Pedro também em sua segunda carta também estimula o ânimo dos irmãos com esta palavra (v.1) dizendo: "Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" II Pedro 3.2-8.

Paulo também está ensinando a Timóteo que o evangelho puro, e a palavra da verdade só podem ser preservados se passar de geração a geração através de homens fiéis. Se hoje estamos recebendo a Palavra de Deus pura e verdadeira, é porque homens fiéis foram ensinando a homens idôneos de geração em geração. Tanto é que em seguida Paulo diz a Timóteo: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" II Timóteo 3.14-17 e 4.1-4.

O que seria de nós se esta exortação não fosse ouvida por Timóteo e muitos outros antes de nós? Estaríamos presos às fábulas e debaixo de um jugo de doutores que só pensam em satisfazer as suas próprias concupiscências. Bendito seja o Senhor e esses homens fiéis e idôneos, que de geração a geração foram transmitindo a outros fiéis e idôneos até chegar aos nossos dias. E que isto também sirva de exortação e estimulo a nós para continuarmos a perseverar, e a crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus, para que segundo a Sua misericórdia possamos ser fiéis e idôneos, e transmitir o que temos recebido a outros também, para que a Palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação, seja preservada até o fim.

Graças a Deus que é o próprio Senhor que preserva isto. Só Ele pode fazer-nos idôneos para participarmos da herança dos filhos na luz (Col. 1.12). Ele tem cuidado e mostrado nos séculos passados, neste e mostrará nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua bondade para conosco em Cristo Jesus (Ef. 2.7). Ele guardou a sua riqueza em vasos de barro, para que em qualquer tempo todos lembremos de que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos e que o pôs assentado à sua direita nos céus, e lhe deu as firmes beneficências prometidas a Davi.

Jesus disse: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono" Apocalipse 3.21. Por isso Paulo ainda diz a Timóteo e a nós: "Se perseverarmos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo" II Timóteo 2.12-13. Amém. 

Retornar