VERDADEIRAMENTE LIVRES

 

 

"...Cristo nos libertou...;

para todos e sobre todos os que crêem...".

Gálatas 5.1 e Romanos 3.22.

 

Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera a Moisés. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Uma liberdade plena, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

Vamos ver neste estudo cada libertação realizada por Cristo, e que a nós é revelada pelo Pai em Sua Palavra, para que possamos crer, e gozar plenamente da sua vitória. Ele nos libertou verdadeiramente, mas muitos não gozarão dessa vitória. Muitos pecadores não gozarão plenamente da sua vitória, porque não crêem, e até mesmo muitos filhos de Deus porque se tornaram tardios em ouvir: "Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" Hebreus 5.11-12.

A primeira libertação que queremos ver na Palavra, realizada por Cristo, foi a libertação dos nossos pecados: "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;  e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados"  Apocalipse 1.4-5 *(CMTHG).

A obra que Jesus realizou naquela cruz, foi para expiar nossos pecados. Jesus com seu sangue, nos libertou completamente dos nossos pecados. O sacrifício de Jesus foi suficiente para riscar toda dívida que havia contra nós diante de Deus: "E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz" Colossenses 2.13-14.

Uma vez que cremos na obra redentora de Cristo, realizada através do seu sangue, temos total paz com Deus: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" Romanos 5.1-2. Hoje, se crermos em sua obra redentora, podemos viver diante dEle sem culpa nenhuma; em santidade e justiça todos os dias da nossa vida: "De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados; pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou; para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz" Lucas 1.74-79.

Jesus, com o seu sangue, nos libertou totalmente dos nossos pecados. Pela fé, podemos com ousadia entrar no santíssimo lugar, à presença do próprio Deus: "E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa" Hebreus 10.17-22. Aleluia!

Jesus nos libertou totalmente dos nossos pecados, e com o seu sangue nos comprou para Deus; mas muitos não gozarão dessa Sua Vitória, porque não crêem. Muitos ainda estão debaixo da escravidão do pecado, do poder do mundo e do Diabo, porque não crêem. Milhares serão lançados no Lago de Fogo, não porque o sangue de Jesus não tem poder de libertar, mas porque foram tímidos, porque foram incrédulos: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos..., a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" Apocalipse 21.8.

E você, tem gozado da vitória de Cristo sobre o pecado? Você está liberto(a) totalmente do seu pecado? Você crê que está justificado(a) do pecado, e vive em paz com Deus? Lembre-se do que Jesus disse: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" João 3.17-18 e 36.

Se não crer, toda aquela vitória de Cristo será em vão para você. Ele te libertou totalmente, e abriu um novo e vivo caminho, para que você ande em paz com Deus, e viva eternamente. Este é o testemunho de Deus: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus" I João 5.11-13.

Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera a Moisés. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Ele realizou uma liberdade completa, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

A primeira libertação que vimos na  Sua Palavra, realizada por Cristo, foi a libertação dos nossos pecados. A próxima libertação que queremos ver na Sua Palavra, é a libertação de todos os nossos inimigos: "De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida" Lucas 1.74-75.

Dentre os nossos inimigos, está o Diabo: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" Hebreus 2.14-15. O Diabo não reina mais sobre a morte. Ele já foi vencido e não tem mais poder sobre aqueles que crêem. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" I João 5.18.

O Senhor Jesus também nos libertou do porder da morte, do império da morte, que reinava sobre nós por causa do pecado: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 6.23. Jesus também nos libertou da servidão da corrupção, da geração corrupta e perversa que nascemos, e nos transportou para o Seu Reino, para a glória dos filhos de Deus: "Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" Romanos 8.21.

Jesus também no libertou do mundo e de sua condenação: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" I João 5.19; também nos libertou do juízo eterno que virá sobre todo o mundo: "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3.15; como também de de todas as coisas: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" Romanos 8.37.

Jesus nos libertou de todos os nossos inimigos, mas muitos ainda estão debaixo da escravidão do pecado, do mundo, do Diabo, desta geração corrupta e perversa; condenados ao juízo eterno, escravos de todas as coisas. Estes não gozam da plena liberdade porque não crêem, porque desprezam o Santo de Israel, e não lhe dão ouvidos: "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão" Provérbios 1.6 e 24-30.

Se você ainda é escravo(a) do pecado, então você ainda pertence a este mundo, a esta geração corrupta e perversa. Sobre você, permanece a ira de Deus. Você também é do Diabo, porque quem comete o pecado é do Diabo: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" I João 3.8. Todos nós, a princípio, nascemos debaixo do jugo de todos esses nossos inimigos, mas Jesus nos libertou de todos eles. Crê somente: "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" João 11.40.

Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera a Moisés. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Ele realizou uma liberdade completa, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

A primeira libertação que vimos na  Sua Palavra, realizada por Cristo, foi a libertação dos nossos pecados. A anterior, foi a libertação que Ele nos deu, de todos os nossos inimigos: "De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida" Lucas 1.74-75. Ainda queremos olhar para a Sua Palavra, e ver toda a libertação que Ele concedeu àqueles que conhecem plenamente a verdade, e crêem: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32.

Primeiramente vimos a libertação que Jesus realizou a todos, mas muitos não crêem, e sofrerão as penas eternas. Agora queremos atentar para a libertação plena que Ele nos deu, que só é revelada para aqueles que crêem. Para aqueles que já gozam da Sua libertação do pecado, do diabo, e do mundo: "Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Colossenses 3.7-10.

Todo aquele que nasceu de novo, nasceu do Espírito; creu, e goza da libertação que Jesus realizou; está livre da escravidão do pecado, e de todos os seus inimigos. Estamos livres, totalmente livres pelo Filho de Deus e permanecemos livres: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.36. "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10.28-29.

Ele já nos libertou também do nosso velho homem, do corpo do pecado, do nosso EU, com todos os seus títulos, com toda a sua sabedoria, as suas tradições, as suas riquezas e forças; estamos livres para gozarmos da Sua Vida rica e gloriosa: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" Colossenses 3.3-4.

Todo filho de Deus crê nisto. Crê que foi crucificado com Cristo, que não vive mais, mas é Cristo quem vive nele. Mas muitos filhos ainda não gozam plenamente dessa Vida. Ainda se gloriam nos seus títulos que tinham na velha vida. Ainda acrescentam riquezas às suas heranças de família, ou através dos seus negócios. Ainda dependem em muito da segurança que este mundo proporciona (seguros, planos de saúde e etc...). Ainda estão debaixo do domínio e autoridade humana nas denominações em que freqüentam,  e muitas outras coisas. Tudo isto, porque crê apenas numa parte da libertação: "Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?" Gálatas 3.1.

Jesus nos libertou totalmente das diferenças que haviam entre nós, no nosso velho coração (Gálatas 5.20). Ele já nos libertou do domínio e do amor ao dinheiro: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" I Timóteo 6.10. Libertou-nos das enfermidades: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido" Isaías 53.4, e de todas as coisas. Tudo aquilo que nos diferenciava, e que o mundo dá muito valor, foi totalmente desfeito por Jesus. Todo altivo foi abatido, e todo humilhado foi exaltado: "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará" Isaías 40.3-4.

A oração que faço ao Pai, é que Ele nos dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dEle; para que possamos gozar plenamente da liberdade que Ele nos deu em Cristo: "Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus" Efésios 1.16-20.

Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera a Moisés. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Ele realizou uma liberdade completa, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

Queremos ainda olhar para a Sua Palavra, e ver ainda a libertação que Ele concedeu àqueles que já conhecem a verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32. Como vimos anteriormente, Ele nos fez morrer juntamente com Ele, e fez morrer também tudo o que este EU tinha. Seus títulos de Drs., Pastores, autoridades, riquezas; como também pobreza, fraqueza, homem ou mulher, e nos fez um em Cristo: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" Gálatas 3.27-28.

Para Deus não há mais diferenças entre nós. Fomos totalmente libertos daquilo que nos dividia, e nos levou para uma unidade, a comunhão do corpo de Cristo: "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" I Coríntios 12.13. Agora, Cristo nos libertou das nossas diferenças, e nos fez um com Ele; membros uns dos outros: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.4-5.

Agora em Cristo, não precisamos mais preservar nossos status, nem nos gloriarmos nas riquezas, nem mesmo temer a pobreza. Aquele que tem muito, não é mais escravo da riqueza, de Mamon, e pode repartir com aqueles que não tem. Aquele que não tinha nada, e era escravo da opressão e da miséria, agora pode usufruir da graça de Deus e da piedade dos santos: "...mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou" II Coríntios 8.14-15 *(CMTHG).

O Senhor nos libertou, para vivermos a comunhão da Sua Igreja gloriosa. Ele nos libertou, para gozarmos da graça do convívio com a família de Deus, mas muitos filhos de Deus não gozam plenamente desta liberdade. Muitos ainda são apegados aos seus bens, outros aos seus títulos e "ministérios", outros às suas tradições religiosas. Não gozam da vida e da comunhão da Igreja gloriosa de Cristo; não gozam porque não crêem: "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" Atos 2.44-47.

Precisamos crer nessa liberdade, precisamos gozar desta liberdade plenamente. Tenho um desejo ardente de gozar dessa comunhão dos santos, sem diferenças de títulos, de denominações, ou de respeito humano. Apenas gozar da comunhão dos santos, a qual o Senhor nos deu para vivermos neste mundo. Por que essa vida gloriosa não é realidade entre nós? Porque não cremos. Porque ainda não despojamos totalmente do velho homem; ainda não houve em muitos dos que crêem uma transformação do entendimento, e ainda não estamos totalmente revestidos do novo: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição" Colossenses 3.9-14.

Que Deus tenha misericórdia de nós; e não nos deixe chegar diante dEle, sem gozarmos dessa liberdade, e da comunhão da Sua Igreja glorioso e santa neste mundo.

Como vimos, Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera a Moisés. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Ele realizou uma liberdade completa, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

Todos os títulos, capacidades, sabedorias ou qualquer coisa que sejam humanas, ficaram para trás. Ele nos fez um com Ele, e nos derramou seus dons, ministérios e operações em favor do Seu Corpo, da Sua Igreja. Ele nos deu dons, porque nossas habilidades e capacidades não servem no seu Reino, não são utilizadas por Ele; somente as que vêm pelo seu Espírito: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos" I Coríntios 12.11-14.

Jesus subiu aos céus e derramou dons aos homens, para que pela graça, sejamos também participantes da Sua Obra. Os dons nos foram dados para proveito comum, para que a Sua Igreja seja edificada por Ele que é a cabeça, como também pelos seus membros: "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens... E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.8-13.

Ele nos libertou de nossas habilidades e capacidades humanas, e nos deu dons, mas muitos não gozam dessa liberdade. Muitos filhos de Deus ainda querem preservar seus títulos, habilidades e capacidades humanas em favor da Igreja de Cristo, mas isto não tem valor algum para ela: "E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram..." Gálatas 2.6.

Tudo o que é do homem é madeira, é feno ou palha; se for usado em favor da Igreja de Cristo será queimada no fogo. Quem edificou sobre Ele, usando  as habilidades e capacidades humanas sofrerão um prejuízo. Aquele, porém, que edificou sobre Ele, com os dons recebidos pelo Espírito, receberá galardão; serão reis e sacerdotes juntamente com Cristo: "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" I Coríntios 3.12-15.

Deus não aceita a aparência do homem. A influência humana não tem valor no Reino de Deus. Caso você ainda pense que Deus usará seus dotes, você precisa conhecê-Lo verdadeiramente. Ou é a sua capacidade, ou é o poder de Deus. Ou são as suas habilidades, ou são os dons do Espírito. Saiba que todos nós morremos com tudo o que tínhamos. Agora somos novas criaturas em Cristo. Se um membro for fraco ou forte, honroso ou desonroso, não há mais diferenças entre nós, agora somos um em Cristo: "Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros" I Coríntios 12.22-25.

O Senhor nos libertou verdadeiramente. Caso quisermos governar, usar nossos títulos ou habilidades para com a Igreja de Cristo seremos feitos escravos pelos homens. Se gozarmos da Sua Graça em nós, manifestando sua vida e dons em favor da Sua Igreja, então você estará livre. Quem quer governar no Reino de Deus, será feito escravo, mas quem servir, estará livre. Não há mais diferenças entre nós; a diferença é Ele, é Cristo, a cabeça.

Cristo nos libertou verdadeiramente, daqui por diante precisamos ter o mesmo pensamento que houve em Cristo Jesus: "Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" Filipenses 2.4-7. Mesmo Ele, sendo Senhor dos céus e da terra, nos fez um com Ele. Jesus fez com que nós nos tornassemos um com Ele, herdeiros e co-herdeiros juntamente com Cristo: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim" João 17.22-23.

Se assim é com o Senhor, também deve ser assim entre nós. Éramos indivíduos, cada um com a sua posição social, agora somos um em Cristo. Membros do corpo de Cristo, e membros uns dos outros: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" Efésios 2.19-22.

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" Romanos 12.3-10. Toda a glória seja dada a Ele. Amém.

 

Edward Burke Junior

 

*CMTHG - Versão: Conforme os melhores textos em Hebraico e Grego.

 

Retornar