CRI, POR ISSO FALEI

 

"E EIS QUE ENCHESTES JERUSALÉM DESSA VOSSA DOUTRINA, E QUEREIS LANÇAR SOBRE NÓS O SANGUE DESSE HOMEM" ATOS 5.28.

Temos recebido notícias, que em várias cidades do Brasil, já se encontram pessoas regeneradas, que crêem na Palavra da cruz e a experimentaram. São, portanto, testemunhas do Senhor Jesus Cristo e de sua obra redentora como Ele mesmo disse: "Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas" Lucas 24.46-48. São sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-14)

A primeira manifestação na vida de uma pessoa que nasceu de novo é a pregação. A pregação desta obra gloriosa de Deus na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, é uma atitude voluntária de todo aquele que crê: "Ora, temos o mesmo espírito de fé conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos" II Coríntios 4.13. Falar, para alguém que foi testemunha presente da morte e ressurreição de Jesus Cristo, pois, com Ele morremos e com Ele ressurgimos (Romanos 6.3-8), é algo natural e não de esforço.

Isto se torna natural, porque quando alguém é por Deus feito nova criatura, Cristo passa a habitar dentro dele, e é Ele quem opera a pregação, pois, o seu ministério continua em nós: "Estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que eu agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" Gálatas 2.20. "Visto que buscais uma prova que Cristo fala em mim; o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós" II Coríntios 13.3. "... sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o Espírito da profecia" Apocalipse 19.10.

A finalidade desta meditação não é fazer com que os filhos de Deus despertem para a pregação, pois isto eles já fazem; é graça daquele que opera tudo em todos: "E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos" I Coríntios 12.6. É graça do Espírito de Cristo que dá testemunho de Jesus em nós: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras" João 16.13. É graça do próprio testemunho de Deus em nós: Jesus Cristo: "Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho" I João 5.10. Mesmo que não pregasse, o que é impossível, a sua própria vida daria testemunho, pois todo filho é uma carta escrita, e por onde andar, difundirá o cheiro do seu conhecimento: "Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos capacitou para sermos ministros de um novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento" (II Coríntios 2.14-15; 3.3-6; III João 12; I João 2.20).

Esta meditação tem como finalidade despertar os irmãos, para a pratica em grande escala da pregação da Palavra da cruz, como faziam os apóstolos na Igreja primitiva. Pelo texto que iniciamos, eles tinham enchido a cidade de Jerusalém daquela doutrina.

Todos os irmãos, como vimos, tem feito a pregação desta palavra, mas muitos ainda não encheram as cidades em que moram com o testemunho de Deus: "E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" I Coríntios 2.1-2. Não é pregar uma doutrina, nem uma igreja ou grupo religioso, mas o testemunho que de seu Filho deu: "Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" I Coríntios 1.17-18.

"Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciasse em Jesus a ressurreição dos mortos" Atos 4.1-2. Neste episódio, os fariseus não se incomodaram por eles estarem pregando a ressurreição de Jesus, mas da nossa ressurreição em Jesus. Eles pregavam que a morte tinha acabado, pois em Jesus morremos e pagamos a dívida da lei: "Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo" Gálatas 2.19-20, e poderiam encontrar a vida, a ressurreição dos mortos que lhes sobreveio como juízo pelo pecado em Adão na nossa ressurreição juntamente com Cristo: "estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6. "Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 
Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados" I Coríntios 15.21-22. 

Cada filho de Deus pode pedir a Ele, para que sejam abertas as portas da Palavra em sua cidade, e que de todas as maneiras anunciem o testemunho de Deus em Jesus Cristo (I João 5.11), e ela se encha deste testemunho. Seja por folhetos, por rádio, por televisão, por panfletos, por livros, por auto falantes, por adesivos, por pinturas em camisetas, muros, placas, outdoors e etc... "Então o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo" Habacuque 2.2. "Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto" Joel 2.1.

"Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino" II Timóteo 4.2.

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns" I Coríntios 12.22.

"Mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra" Êxodo 9.16.

"E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz" Jeremias 29.7.

"Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso" Ezequias 33.7.

"Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado?" Joel 4.10-11.

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas" Eclesiastes 11.1,5.

"Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos" Salmos 126.5-6.

"Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor" Malaquias 3.16. Amém.

Edward Burke Junior

Voltar....