O Senhor é o meu Pastor

“O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ” Salmos 23.1.

Hoje em dia o que está muito em evidência são os movimentos chamados de discipulados, onde o novo convertido deve estar "debaixo de autoridade" como dizem eles. Usam a expressão que deve ter alguém "cobrindo" o novo convertido, mas isto não é nada mais que dominação humana. Deus não nos ensina assim em Sua Palavra, mas diz: "Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça" I Coríntios 11.3-4. 

Deixar que algum homem esteja cobrindo outro, por mais espiritual que pareça ser, esse que deixa ser coberto está desonrando seu cabeça que é Cristo.  Qualquer pessoa, mesmo que recém nascida do Espírito não está órfã, porque o Senhor mesmo disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre; a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós” João 14.16-18.

Todo filho de Deus, ainda que neófito, está em Cristo, e é uma nova criatura, e foi gerado no Espírito e pelo Espírito, que permanece em nós para sempre. Temos recebido o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus (I Coríntios 2.12) e está debaixo da única autoridade verdadeira que é Cristo: "Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus" I Coríntios 3.21-23.

Este Espírito está agora em nós, da parte de Deus, para:

  1. nos abrir o entendimento para compreender as Escrituras a fim de que possamos ver nelas a Cristo. Por isso, não há necessidade de que ninguém vos ensine, porque isso é ministério do Espírito e só Ele tem autoridade para isso, porque só Ele conhece as profundezas de Deus (I Cor 2.10-11): “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei” I João 2.27. “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” João 14.26. “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” João 16.13. “Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor” Jeremias 31.33-34. “E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim” João 6.45. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” Salmos 23.1. “Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos... Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor” João 10.4-5, 16.

  1. O Espírito também é que nos auxilia na oração e intercede por nós: “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos” Romanos 8.26-27.

  1. O Espírito é quem nos governa agora: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” Romanos 8.14. “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis” Gálatas 5.17. “E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” I Pedro 5.10. “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” Romanos 8.5.

  1. O Espírito também é que reproduz em nós o caráter de Cristo: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” Romanos 8.2. “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” II Coríntios 3.17-18. “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” Gálatas 5.22-25. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” João 7.38-29.

  1. Temos agora comunhão e acesso pleno ao Pai; não é necessário nenhum mediador além de Jesus Cristo: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” I Timóteo 2.5. “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” Efésios 2.18 “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor” I Coríntios 1.9. “Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa” Hebreus 10.19-22. “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito” I João 4.13.

Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Maldito é o homem que confia no homem. Assim diz o Senhor: - Não vos fieis no homem, estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu quinhão; tornaram em desolado deserto o meu quinhão aprazível. Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso. Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. Buscai-me e vivei. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. Eu sou o verdadeiro Pastor. Venha a mim e a vossa alma viverá. Já chegastes ao Pastor e Bispos das vossas almas, Jesus Cristo.

Edward Burke Junior

Retornar