A SALVAÇÃO DOS JUSTOS Aqueles que receberam o dom gratuito de Deus, que é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor, passarão pelo batismo no fogo. Deus vem nos ensinar, que este batismo no fogo é o Tribunal de Cristo, onde os regenerados serão julgados pelo que fizeram no corpo. Os justos comparecerão diante de um tribunal, pois, todos havemos de comparecer perante o tribunal de Deus, que para os filhos é o de Cristo (Rom 14.10-12). A vida eterna e a herança, como pudemos ver, são duas coisas distintas. Podemos ter a vida eterna e não obter a herança. A vida eterna está relacionada com o Reino de Deus, e a herança com o Reino dos céus, com o reino de Jesus Cristo. Mediante o conhecimento deste tribunal, somos ensinados por Deus, que há uma salvação necessária para os santos, isto é, a salvação de receber o prejuízo na herança de Cristo. Como já vimos em Hebreus, capítulo 4, o Espírito Santo faz uma explanação deste assunto de uma maneira bem simples, quando diz: "Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" Hebreus 4.1-11. Deus nos ensina nestes versos sobre dois descansos. O primeiro ele mostra que é em Cristo quando diz Hoje. Este é o lugar onde são colocados aqueles que nasceram de novo. Mas há ainda um repouso sabático para o povo de Deus, e este repouso é o sétimo ano, o ano do descanso da terra. Como pudemos ver na criação de Deus, neste período a terra irá descansar do domínio do Diabo e de seus filhos. Este será um período de mil anos, no qual esta terra será governada com justiça. A própria natureza geme, aguardando ser libertada do cativeiro da corrupção, por esta manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8.19-21). Quando Deus diz que: "Se Josué tivesse lhes dado descanso, Deus não teria falado de outro dia", significa que o povo de Israel nunca alcançou da parte de Deus a herança feita a Abraão. O cumprimento desta promessa se dará no Reino Milenar de Cristo, pois ainda há um remanescente segundo a eleição da graça do povo de Israel a ser salvo (Romanos 11.5). Estes também são descendentes de Abraão conforme a promessa. Este repouso sabático só virá quando se cumprir a plenitude dos gentios, e a salvação a Israel (Romanos 11.25-27). Só então esta promessa será cumprida por Deus. Se Deus já cumpriu esta promessa a Abraão, então não participaremos desta herança e não somos descendência de Abraão. Mas, todos nós, embora tenhamos um bom testemunho pela fé, contudo não alcançamos a promessa, visto que Deus provera alguma coisa melhor a respeito deles, para que nós, sem eles, não fossemos aperfeiçoados (Hebreus 11.39-40). Há um repouso sabático para o povo de Deus, e o cumprimento da promessa de Deus feita a Abraão e a seu descendente. Sobre a restauração do Reino a Israel e de sua capital Jerusalém, bem como do trono de Davi, encontramos Deus dizendo: "Pois o Senhor se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se apegarão à casa de Jacó. E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares; e a casa de Israel os possuirá por servos e por servas, na terra do Senhor e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão os seus opressores. No dia em que Deus vier a dar-te descanso do teu trabalho, e do teu tremor, e da dura servidão com que te fizeram servir" Isaías 14.1-3. "Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará Desolada; mas chamar-te-ão Hefzibá (meu prazer está nela), e à tua terra Beulá (casada); porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará" Isaías 62.1-4. "Eis que reinará um rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. Um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta. Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que se estende em amplidão" Isaías 32.1-2, 33.17. Em II Timóteo, capítulo 4, verso 18, o apóstolo Paulo nos fala desta salvação quando diz: E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial". Há uma salvação para o povo de Deus, e esta salvação como vimos anteriormente, é de não ficar fora deste Reino Celestial, é participar da herança dada por Deus a Abraão, e gozar da salvação que há com glória eterna (II Tim. 2.10), que foi dada ao seu descendente que é Cristo. Esta não é a salvação eterna, mas a salvação que está preparada para se revelar no último tempo (I Pedro 1.5). Todos aqueles que não forem julgados dignos desta herança, serão lançados num local que se chama trevas exteriores. Este lugar Jesus chama de prisão (Mateus 5.25; 18.34; etc...). É por causa disso que muitos ao lerem as Escrituras, julgam que a salvação é pelas obras. Já em outro, parece perder esta salvação ou que ninguém pode estar convicto dela. Quando as Escrituras falam de graça, está se referindo à obra que Jesus fez por todo homem (Tito 2.11). Já às obras, ela é para os filhos de Deus, para serem participantes do prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Quando dá a entender que se perde a salvação, esta não é a salvação eterna, mas a participação neste Reino. Por isso a salvação é encontrada nas Escrituras em três tempos: Fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos. Fomos salvos no nosso espírito da perdição eterna, estamos sendo salvos na nossa alma, e seremos salvos em nosso corpo e entrada no reino. Jesus disse em Marcos 13.13: "Aquele que perseverar até o fim será salvo". Ele aqui não está se referindo à salvação eterna, mas esta salvação para a entrada no Seu Reino. Se a salvação depende da perseverança até o fim, então a salvação está em nossas mãos e depende de nossas obras para alcançá-la. Ele aqui não fala desta salvação eterna, mas da salvação no Seu Tribunal. Muitas são as passagens que falam desta salvação tais como: "Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas" Lucas 21.18-19. "Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" Apoc 2.10. "De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei" Fil 2.12-16. "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios" I Tess 5.4-6. "Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" I Tim 4.16. "Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna" II Tim 2.10. |