Dia 13 de outubro

 

 

"Não nos prostituamos, como alguns deles...".

I Coríntios 10.8.

 

Nesta passagem, o Espírito se refere à prostituição da nação de Israel com mulheres de outros povos. Esse pecado se deu em Baal-Peor: "E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel" Números 25.1-3.

Quando Deus nos diz para que não nos prostituamos como alguns deles, Ele se refere ao jugo desigual com os incrédulos, seja no casamento, seja nos negócios ou em qualquer outra coisa: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" II Coríntios 6.14-18.

Unir-se aos incrédulos ou aos infiéis, seja em matrimonio, seja em sociedade de algum negocio, seja na política, para Deus é uma prostituição, é como unir-se a uma meretriz: "Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito" I Coríntios 6.15-17.

A nação de Israel cometeu esse pecado várias vezes, casando-se com mulheres estranhas, unindo-se a outros povos, buscando socorro para a guerra, fazendo aliança com outros reis e etc...: "Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia. Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha" Jeremias 3.1-3.

Israel pereceu por isso, e o Espírito nos chama atenção para o seu pecado, para não incorrermos nos meus erros. Não sejamos prostitutos, como alguns deles; tudo isso aconteceu como exemplos, e estas coisas estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos: "E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil". I Coríntios 10.8.

Saiba um pouco mais sobre isto no Estudo "A Família".

 

Retornar